Vinícius Fachinetto entrevista Amanda Lima: advogada empresarial; consultora em blockchain e criptomoedas; Vice-Presidente da Comissão de Direito da Inovação e Startups da OAB/RN. Membro do Comitê de Blockchain da AB2L e co-fundadora do primeiro capítulo do Legal Hackers no Brasil (Natal/RN) e colaboradora na GoBlockchain.
Assine o Podcast Grátis no Apple Podcasts | Spotify | Android
-
Escute o Episódio ⇲
-
Momentos Marcantes da Entrevista
- “Estude sempre: tenha conhecimento do que você fala. Escreva sobre assuntos os quais você tem expertise. As pessoas começaram a me reconhecer e a me procurar a partir do que eu escrevi sobre blockchain e criptomoedas.”
- “Tenha confiança e humildade para dizer ‘não sei.'”
- “Seja ousada e corajosa: aprofunde-se sobre um tema de seu interesse, e se posicione. O reconhecimento da sua competência virá com certeza.”
-
Dicas e Aprendizados
- Qual é sua maior competência? Blockchain, criptomoedas e inovação.
- O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre essa competência? O que a tecnologia blockchain traz de novo é a imutabilidade das informações para o resto dos tempos. Não se pode carregar grandes pacotes de dados no blockchain. A tecnologia acrescenta novas possibilidades, mas não é a solução total para o modelo de negócio.
- Qual o problema que o curso “Blockchain para o Direito e Empreendedores” resolve? Dicas para Aplicação nos Negócios e em Finanças. Inclui uma parte “tech” na qual as pessoas podem visualizar apps onde a tecnologia está ativa. Cobrimos também casos de uso presente e futuro para visualizar na prática o que está acontecendo.
- Qual o seu pior momento como empreendedora? Conseguir mostrar para as pessoas de que é possível ministrar cursos sem estar vinculada à uma instituição.
- Qual a grande lição desse momento? Como você fez pra superar? Estudar sempre: tenha conhecimento do que você fala. Escreva sobre os assuntos nos quais você tem expertise. As pessoas começaram a me reconhecer e a me procurar a partir do que eu escrevi sobre blockchain e criptomoedas. O que você escreve fica para sempre.
- Como surgiu a Amanda especialista em blockchain? Todo mundo me pergunta isso (risos). Era servidora pública do IBGE e fui pesquisar sobre “Tesouro Direto”. Um amigo me falou: “procura sobre bitcoin e criptomoedas”. Naquela época estava fazendo pós em Direito das Comunicações Digitais e estudando startups; passei a ver como o blockchain estava por trás de muitas tecnologias. Assim que me envolvi nisso, um empresário de criptomoedas me propôs de fazer assessoria jurídica. Em 15 dias pedi exoneração e comecei a advogar para startups e pequenas e médias empresas.
- Desafio: você perdeu tudo menos seu conhecimento e experiência. Você agora tem mil reais. O que você faria nos próximos sete dias para se reerguer? Transformar esse dinheiro em mais dinheiro.
-
Jogo Rápido
- O que lhe inspirou a empreender? A necessidade de passar o conhecimento de blockchain e inovação de forma simples e clara.
- Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Tenha confiança e a humildade para dizer “não sei”.
- Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Me afastar das redes sociais: não tenho o app do Facebook instalado no meu celular. Mesma coisa para o WhatsApp: toma muito o nosso tempo, sou bem criteriosa ao escolher para quem e quando vou responder.
- O que você como empreendedora não pode viver sem? O LinkedIn, abriu muitas portas para conhecer mais pessoas. O email também: tenho controle do que eu já respondi ou preciso responder, além de poder estender a conversa.
- Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Edilson Osório Junior da OriginalMy, primeira startup brasileira a utilizar blockchain para a assinatura e a validação de documentos usando blockchain. Ele me inspira por falar de forma clara. A preocupação dele é sempre transmitir o conteúdo.
- Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: O episódio do Erik Nybo do Octanage Podcast. Cursos de autoconhecimento: inteligência emocional e oratória.
- Qual a última palavra que você pesquisou no Google: “Amanda Lima” (risos).
- Artista que você tenha escutado recentemente: Spotify livre, para novidades. Gosto muito da rádio pela surpresa da música seguinte. Gosto de pop, rock e sertanejo universitário. Nando Reis é um dos cantores que escuto com mais frequência, me identifico com as suas canções.
- Último vídeo que você assistiu no YouTube: algum vídeo relacionado a blockchain.
- Hoje, pelo que você é mais entusiasmada? O que te motiva a continuar sua carreira empreendedora? Pela descentralização do conhecimento. Estamos vivendo novos tempos e acho incrível que podemos colaborar com colegas de profissão sem competição.
- Como inspirar mulheres para a revolução tecnológica? Ousadia e coragem. As pessoas precisam ser reconhecidas por sua competência e posicionamento sobre os temas relevantes na sua área. Se você faz isso, o reconhecimento virá.
- Dica de ouro para os nossos ouvintes: escreva sobre a sua expertise e jogue as suas ideias “para o universo”.
Assine o Podcast Grátis no Apple Podcasts | Spotify | Android
-
Recursos Mencionados
- White Paper: “Construindo o futuro de Blockchain com mãos do Jurídico“
- Contato: Edilson Osório Junior da OriginalMy
- Colunista no blog Aviso Urgente – Confiança Jurídica
- Articulista no blog e-commerce Brasil
- Conteúdo do Octanage:
- Episódio do Octanage Podcast: “Relacionamentos Interpessoais e Resiliência com Erik Nybo”
- Amanda Lima na Comunidade Octanage
- Cursos e Palestras a serem ministrados pela Amanda:
-
Conecte com a Amanda nas Redes Sociais
Amanda Lima (QBB Advocacia) é advogada do QBB Advocacia; consultora em blockchain e criptomoedas; Vice-Presidente da Comissão de Direito da Inovação e Startups da OAB/RN. Membro do Comitê de Blockchain da AB2L e co-fundadora do primeiro capítulo do Legal Hackers no Brasil (Natal/RN) e colaboradora na GoBlockchain. Converse e conecte diretamente com a Amanda na Comunidade Octanage.Amanda Lima QBB Advocacia • LinkedIn • website • Instagram • Comunidade Octanage
-
Patrocinadores
Rocket.Chat – é uma plataforma de chat open source criado em 2015. Utilizado, principalmente, por empresas e organizações nacionais e internacionais, hoje o Rocket.Chat já está instalado em mais de 100 mil servidores, e com mais de 10 milhões de usuários. É uma ótima solução para as comunidades e as empresas que desejam hospedar o seu próprio serviço de chat ou para desenvolvedores que queiram construir e desenvolver suas próprias plataformas de bate-papo. Acesse Rocket.chat e conheça mais.
-
Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender
Assine grátis. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!
-
Assine o Podcast Grátis
Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.
Pingback: Como Criei a Maior Rede Social para Advogados do Brasil com Caroline Francescato | LinkLei (E058) • Octanage