Como Desenvolver Habilidades Empreendedoras com Prof. Tiago Ratinho | IESEG School of Management (E038)

E038 Prof. Tiago Ratinho - Como Desenvolver Habilidades Empreendedoras - Octanage Podcast

André Piazza entrevista Prof. Tiago Ratinho: professor e pesquisador de empreendorismo na IESEG School of Management (Paris, França). Tiago traz para a sala de aula a sua experiência internacional para para formar profissionais cheios de habilidades para empreendeder em todos os contextos e setores.


Ouça Este Episódio

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas abaixo para escutá-lo.


Assine Grátis: Octanage no Spotify Octanage no Deezer  Octanage no Apple Podcasts Encaminhe esse episódio: 

Desvendando Estratégias para Empreender e Sistemas de Apoio aos empreendedores

Prof. Tiago, quais os seus temas de Pesquisa atual? A minha linha é pesquisa é sobre estratégias empreendedoras e sistemas de apoio ao empreendedorismo.

  • Descobrir como se relacionam as estratégias tomadas por diferentes empreendedores com as características das empresas que criam e, por outro lado, o que os leva a tomar cada estratégia especifica.
  • Incubação de empresas (a minha tese de doutoramento). Neste momento, tento também compreender como funciona o apoio ao empreendedorismo em toda a sua globalidade usando a perspectiva do ecossistema.

Qual é a sua maior competência / expertise? A minha formação inicial foi em engenharia e daí parti para a gestão e mais particularmente o empreendedorismo. No meu percurso profissional dos ultimo 15+ anos, a minha maior competências serão a do pensamento crítico e do trabalho colaborativo. Se por um lado aplica o pensamento critico a investigação e ensino, a minha competência de conexão permite-me manter um perfil global como investigador e docente. Estou envolvido em múltiplos projetos de investigação em varios países e dou aulas e apresentações frequentemente um pouco por toda a parte.

Baseado na sua competência / expertise: o que o público empreendedor não sabe, mas deveria saber? Empreendedorismo pode aprender-se e deve ser objeto de prática. Seja em que contexto for, deve-se sempre perguntar: como posso eu aceder a recursos (vulgo: conseguir o que quero) sem dispender de grandes somas (vulgo: gastar o que não tenho).

A resposta parece elementar mas não fácil: PERGUNTA. Perguntar não ofende, dizemos em português e a melhor maneira de praticar empreendedorismo e perguntar e debater a resposta. Ha técnicas especificas para conduzir este exercicio que uso nas minhas aulas para treinar futuros empreendedores.

'No meu percurso profissional dos ultimo 15+ anos, a minha maior competências serão a do pensamento crítico e do trabalho colaborativo.' por Professor Tiago Ratinho #Empreendedorismo #Pesquisa Twittar

Perfil de um Professor-Pesquisador de empreendedorismo em MBAs

Qual hábito pessoal e diário que mais contribuiu para o seu sucesso? Paradoxalmente, o que mais contribui para um dia produtivo no meu caso é o que faço quando nãotrabalho. Como acadêmico tenho uma liberdade que nem todas a profissões tem de poder dedicar parte do meu tempo a reflexão e contemplação. Sem a corrida diária, um volta de bicicleta, ou uma hora de leitura, creio que não consigo dar uma aula ou escrever um artigo de investigação.

O que você como empreendedor(a) não pode viver sem? Descobrir novos caminhos. Tenho um apetite voraz por livros seja de ficção, de negócios, ou de fotografia. Não posso estar muito tempo sem ler algo de novo e inovador em qualquer um destes domínios.

Dica de app, ferramenta ou recurso online para empreendedores (ex: Google Drive) e por quê. A ferramenta que mais uso e a Business Model Canvas. Trata-se de uma representação gráfica de todas a facetas de uma empresa e tem uma lógica subjacente de testar de hipóteses e suposições com evidência recolhida em primeira mão no campo.

Dica de Livro *ou* Filme/Seriado *ou* Podcast para nosso público empreendedor e por quê. Aconselho explorar os MOOCs a livros do Steve Blank para quem esta interessado em desenvolver um produto na area tecnológica. Os materiais da Tina Seelig são fantásticos também no campo da criatividade o que é extremamente útil para o empreendedorismo. O filme JOY – O Nome do Sucesso vem-me a ideia. Recordo-me do ver como uma história pouco comum de uma empreendedora também ela pouco comum.

Hoje, pelo que você é mais entusiasmado(a)? Qual a sua grande motivação para seguir empreendendo? No domínio do ensino, entusiama-me principalmente a noção de que estou a formar futuro membros produtivos da sociedade.

'Como acadêmico tenho uma liberdade que nem todas a profissões tem de poder dedicar parte do meu tempo a reflexão e contemplação.' por Professor Tiago Ratinho #Empreendedorismo #MBA #Pesquisa Twittar

Recursos Mencionados na Entrevista

  • Livros

Acesse a lista completa de livros mencionados nos episódios na Biblioteca Octanage
Startup: Manual do Empreendedor” por Steve Blank e Bob Dorf
Do sonho à realização em 4 passos” por Steve Blank
Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios” por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
  • Vídeos

Acesse a playlist de vídeos mencionados nos episódios na Playlist Octanage (em breve)
How to Build a Startup Course Overview by Steve Blank
 

Joy – O Nome do Sucesso (trailer do filme)


Conecte com o Professor Tiago nas Redes Sociais

Tiago Ratinho (IESEG School of Management – Paris): traz para a sala de aula a sua experiência internacional para formar empreendedores profissionais e cheio de habilidades em todos os contextos e setores. Converse e conecte diretamente com o Prof. Tiago na Comunidade Octanage.


Encaminhe esse Episódio via WhatsApp

Encaminhe esse conteúdo para seus contatos e grupos no WhatsApp.

Encaminhe esse episódio do Octanage via WhatsApp


A Cada Semana um Novo Episódio

de Sabedoria e Inspiração para Empreender

Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage


Assine Grátis ao Podcast

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
Assine Octanage Podcast no AndroidAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

Patrocina Este Episódio

Rocket.Chat Logo no Octanage

Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


Este Episódio no Instagram

[instagram url=https://www.instagram.com/p/BqJB1yDDlfy/ hidecaption=true]

Deixe um comentário