Disciplina e Liderança. Os fatores para o sucesso de uma franquia no segmento de beleza e estética com Marcos Godoy | Onodera (E007)

Ouça esse episódio ⇲

 

Momentos marcantes da entrevista

    • “A minha família é empreendedora. Não comecei no mercado de estética – comecei na rede de postos de combustíveis do meu pai. Na época eu tinha 20 anos, cuidava de novos investimentos e projetos. Foi um grande aprendizado. Meu pai é um empreendedor nato e muitas das lições eu não entendia no momento, mas quando me tornei empreendedor no ramo de estética – meu primeiro negócio – comecei a entender os conselhos que ele me dava.”
    • “Gestão é igual em todos os setores: pessoas, recursos, planejamento, produto ou serviço. Serve para qualquer tipo de negócio.”
    • “Liderança é a disciplina fundamental para qualquer empreendedor que quer ter um grande negócio.”
    • “O maior recurso do empreendedor são os seres humanos.”
    • “Há duas dores na vida: a disciplina e o arrependimento. A dor da disciplina pesa quilos; a do arrependimento, toneladas.”
    • “Minha rotina diária é acordar bem cedo, ler e meditar para entrar pleno no dia.”
    • “Procuro me preparar bem pela manhã para encarar os problemas, adversidades e também as coisas boas que surgem durante o dia. Essa preparação inicial é fundamental para exercer a sua liderança na sequência. Como liderar se não estiver calmo, tranquilo? Você estar bem para liderar.”
    • “É fundamental entrar no seu negócio sorrindo, positivo. No dia que você não acordou bem, nem vá ao trabalho. Não contamine negativamente a sua equipe.”
    • “Resolva os maiores problemas pela manhã, com a cabeça fresca e um poder de decisão maior. A qualidade das suas decisões vai caindo ao longo do dia.”
    • (sobre o negócio de franquias): “Temos um comitê para discutir melhorias. Recebemos novos franqueados de uma forma muito calorosa. Presto consultoria para unidades que não estão com bom desempenho. O sentimento humano do negócio de franquias é muito legal. Temos grandes pessoas por trás da marca, franquia e franqueados.”
    • “Impossível desistir de ser empreendedor. Está no sangue. Para mim foi muito mais a respeito de como continuar empreendendo.”
    • “Consultoria é uma forma diferente de empreender. É muito bom poder ajudar outros empreendimentos através do conhecimento que você tem.”
    • Sobre gerenciar as dificuldades de empreender: “Nunca foi uma questão de deixar de ser empreendedor, mas de como continuar a fazer isso. É uma reflexão normal quando você está há um tempo numa determinada área. Hoje sei conciliar com outros projetos.”
    • “Busquei melhorar o meu autoconhecimento através do coaching. Me ajudou muito a reinventar a minha forma de trabalhar. Hoje estou muito mais alinhado com os meus objetivos e os meus valores.”
    • “Com o coaching, consegui focar mais na estratégia do que na operação. Isso me deu tempo para fazer outras coisas que gosto além de empreender.”
    • (sobre hábitos para o sucesso) “Sem disciplina não se consegue dar sequência, andamento e ritmo para o equilíbrio pessoal.”
    • “Comparo um empreendedor de alto desempenho com um atleta: você precisa se alimentar bem, fazer atividade física, estar treinado e atualizado no seu ramo de atuação, ter mentores ao seu redor para orientá-lo.”

 

Dicas e Aprendizados

    • Qual a sua maior competência? Liderança é a base para formar boas equipes e ampliar o negócio. Trabalhei muita a liderança em 2017. Já tinha um bom tempo de franquia, mas me sentia um pouco travado. Pensei: “O que eu posso fazer além do que eu já faço: financeiro, vender e fazer marketing?”. Foquei em liderança e em me conhecer melhor. Tive resultados excelentes em 2017 em função dessa mudança de postura.
    • O que as pessoas em geral não sabem sobre liderança mas precisam saber? O maior recurso do empreendedor são os seres humanos. Valorizar a equipe e as pessoas que trabalham contigo, os seus fornecedores. Não apenas quem lhe dá retorno imediato, mas todo o círculo o qual você pertence.
    • Qual o seu pior momento como empreendedor? Dois momentos bem complicados. O primeiro ano, logo que abri a franquia. Muito novo e inexperiente, cometia muitos erros. Naquele momento o suporte da franquia não era ideal. Acabei recebendo o suporte de franqueados mais experientes o que me ajudou muito. Hoje posso fazer o mesmo por outros franqueados. O segundo momento foi no ano passado, um ano atípico de crise e dificuldades, no qual me vi um pouco perdido no meu futuro como empreendedor. Busquei melhorar o meu autoconhecimento através do coaching, que é um processo fantástico, através do qual reinventei a minha forma de trabalhar. Hoje estou muito mais alinhado com os meus objetivos e os meus valores.
    • Qual a grande lição desse momento? Equilibrar o investimento de tempo entre tarefas urgentes e de longo prazo através de ferramentas que auxiliem no planejamento do seu pessoal, profissional, e de autodesenvolvimento. Sem disciplina não se consegue dar sequência, andamento e ritmo para o equilíbrio pessoal. Esporte, exercícios, alimentação também são fundamentais
    • O que lhe inspirou a empreender? A minha família foi o primeiro ponto de inspiração. Depois, algumas pessoas e livros que li: Abilio Diniz, Elon Musk. Todo dia me motivo com novas histórias de empreendedores de sucesso.
    • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Dica de um amigo meu quando estava abrindo a primeira franquia: “Mantenha um bom relacionamento com todos”. Empatia, flexibilidade e paciência para lidar com todos.
    • Qual o hábito diário que mais contribui para o seu sucesso? Meditação e planejamento pela manhã, disciplina na execução durante o dia.
    • O que você como empreendedor não pode viver sem? Minha agenda. O que eu não anoto, não faço. Uso o Wunderlist para gerenciar tarefas da minha equipe.
    • Quem você utilizou como modelo ou inspiração durante a sua trajetória? Meu pai. Como empreendedor, não teve formação: foi aprendendo no dia a dia. Ele é muito flexível e se relaciona bem com as pessoas. Procurei trabalhar esses aspectos para repetir o sucesso que ele obteve. Todo dia estou aprendendo alguma coisa nova com as pessoas ao meu redor. Procuro imitar o que elas têm de melhor.
    • Dica de livro, filme, seriado ou site para empreendedores e por quê? Biografia do Elon Musk – sobre atingir sonhos impossíveis; livro sobre PNL do Tony Robbins que fala do poder do pensamento positivo; série Netflix Suits – com muitas dicas de gestão; como influenciador na internet, sigo o Boff, que fala sobre desempenho; Coaching é fundamental para empreendedores como processo de autodescoberta.
    • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado na carreira de empreendedor? Desenvolver novos líderes, desenvolver processos da empresa para serem autogerenciáveis e evoluir a qualidade do serviço prestado. Consultoria para manter contato com outros empresários, trocar experiências, passar adiante o conhecimento, e ver o novo ânimo e empenho dos mesmos após as reuniões. Enfim, liderança e estratégia.
    • Qual a dica de ouro para os nossos ouvintes? Equipe e autoconhecimento para estar pleno e poder gerir essa equipe.

 

Recursos mencionados

 

Conecte com Marcos nas Redes Sociais


Marcos Godoy (Onodera Curitiba) é Empresário, graduado em Publicidade e Propaganda com Especialização em Gestão Empresarial. Empreendedor, Gestor e Líder, atualmente é um dos franqueados mais premiados da Estética Onodera, uma rede com mais de 35 anos que atua com foco em tratamentos de alta tecnologia na área de estética e beleza. Converse e conecte diretamente com Marcos na Comunidade Octanage

 

  • Patrocinadores

    Rocket.Chat Logo no Octanage

Rocket.Chat é uma plataforma de chat open source criado em 2015. Utilizado, principalmente, por empresas e organizações nacionais e internacionais, hoje o Rocket.Chat já está instalado em mais de 100 mil servidores, e com mais de 10 milhões de usuários. Acesse Rocket.chat e conheça mais.

 

  • Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender

Assine grátis. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage

 

  • Assine ao Podcast Grátis

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes      Assine Octanage Podcast no Android

 

Deixe um comentário