Empreendendo como músico profissional com Brunno Bonelli | Banda Calote (E008)

Ouça esse episódio ⇲

 

Momentos marcantes da entrevista

    • “Corra atrás: acredite no sonho, faça acontecer todos os dias”

 

    • “Ninguém é cantor, compositor, instrumentista se não for atrás de uma oportunidade.”

 

    • “Fomos aprendendo a ter uma banda, em todos os sentidos”

 

    • “Me considero um operário da música e sou dono do meu trabalho. É um estilo de vida que gosto muito de levar, apesar de trabalhar três turnos por dia e não ter final de semana ou feriado”

 

    • “Não superamos (a perda do vocalista), mas não sucumbimos. Cada show agora tem um a mais”

 

    • “Cenário de vida ideal: não quero um empreendimento de terno e gravata. Quero compor, quero produzir discos, quero fazer shows. Empreendo por amor a música, não pelo dinheiro”

 

    • “O que me rege é a paixão pela música”

 

    • Sobre o Octanage: “Juntos somos mais fortes. Hoje em dia tudo tem um preço e é guardado a sete chaves. O Octanage é o contrário, tem de tudo para corroborar com um futuro mais bonito: na música, na arte, no empreendedorismo, para as todos.”

 

Dicas e Aprendizados

    • Qual a sua maior competência? “Correr atrás”: não desistir, acreditar num sonho, fazer acontecer todos os dias. A música, uma coisa fascinante e incrível, me motiva a continuar apesar da vida incerta do músico, que nunca sabe o que vai acontecer no mês seguinte. Oportunidade, shows, apresentações, criar novo projetos, estar pensando sempre em se reinventar. Depois que uma banda não é mais novidade, você precisa se reinventar para justificar a atenção das pessoas. Gosto de tocar, mas não sou um virtuoso do instrumento. Gosto de cantar, mas não sou o melhor dos cantores. Gosto de me colocar no meu lugar nesse sentido. Ninguém é cantor, compositor, instrumentista se não for atrás de uma oportunidade.

 

    • Qual foi a inspiração para criar a Banda Calote? A música sempre me acompanhou desde a 4a série do colégio. Comecei na flauta doce, em seguida o teclado, mas eu gostava mesmo do violão. Há 10 anos atrás, quando tinha 16 ou 17 anos, tempo de ensino médio no colégio, bagunça… comecei as amizades que cultivo até hoje. As principais se juntaram em uma banda. Tínhamos em comum o gosto pela música brasileira. A partir disso, fomos aprendendo a ter uma banda, em todos os sentidos: montar um repertório, criar um arranjo que dialogue com a formação da banda, como ensaiar, como fazer o tempo render mais, horários… tudo.

 

    • Qual foi seu pior momento como músico e empreendedor? A perda do cantor da banda e amigo Matheus Petuco em 23 de outubro de 2010

 

    • Como você superou esse momento e seguiu adiante? Superação não é bem o termo. Acho que nunca superamos uma perda, apenas aceitamos. Fundamental para o seguimento do trabalho foi estar no palco uma semana depois. Não superamos, mas não sucumbimos. Levamos o amigo junto. Cada show agora tem um a mais!

 

    • Como foi a grande virada na sua carreira? Enquanto estudava jornalismo, larguei um estágio que tinha um bom salário, carga horária e exigência baixa, ainda com 6 meses de contrato. Por vários motivos, me forcei a reflexão e cheguei a conclusão: “esse trabalho não é para mim” – rotina, bater cartão, ambiente corporativo. Foi um momento marcante porque foi o fim da minha estabilidade financeira e o passo para me tornar músico e viver disso: tanto para sobreviver como produzir coisas novas.

 

    • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Estudar. Se você praticar 5 minutos de música por dia, em uma semana você estará tocando um instrumento. Não interessa se haverá um resultado prático; você nunca regride.

 

    • Qual o hábito diário que mais contribui para o seu sucesso? Agenda, papel e caneta. Domingo final de tarde já estou “caneteando” tudo o que tenho para fazer. Quando isso tudo está feito é que posso me dedicar ao que realmente gosto: compor. Quase nunca consigo chegar lá, mas essa organização é o que me estrutura.

 

    • O que você como músico e empreendedor não pode viver sem? Agenda. Se não escrever, não faço. O prazer de riscar tarefas no final do dia.

 

    • Dica de livro, filme, seriado ou site para nosso público empreendedor e por quê?? Tem uma série chamada Abstract com diversos casos de pessoas que trabalham com demandas criativas, artísticas e visuais. Me despertou várias ideias e me faz pensar.

 

    • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado na carreira como músico e empreendedor? O que me rege é a paixão pela música. Há coisas que não se pagam e agradeço por ter feito a escolha de ser músico profissional: não precisar bater ponto ou pegar ônibus lotado. Sou dono do meu trabalho. É um estilo de vida que gosto muito de levar, apesar de trabalhar três turnos por dia e não ter final de semana ou feriado – estou sempre trabalhando.

 

    • Qual a dica de ouro? “Acredita e vai” – E se dedique.

 

Recursos mencionados

 

 

Conecte com Brunno nas Redes Sociais


Brunno Bonelli (Banda Calote) é cantor, compositor, produtor musical e cultural. Possui graduação em Jornalismo pela PUCRS e também é estudante de música popular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuante no mercado musical há mais de dez anos, com apresentações nos principais palcos de Porto Alegre, é Líder da banda Calote. Converse e conecte diretamente com Brunno na Comunidade Octanage

 

 

 

 

 

  • Patrocinadores

    Rocket.Chat – é uma plataforma de chat open source criado em 2015. Utilizado, principalmente, por empresas e organizações nacionais e internacionais, hoje o Rocket.Chat já está instalado em mais de 100 mil servidores, e com mais de 10 milhões de usuários.
    
    É uma ótima solução para as comunidades e as empresas que desejam hospedar o seu próprio serviço de chat ou para desenvolvedores que queiram construir e desenvolver suas próprias plataformas de bate-papo. Acesse Rocket.chat e conheça mais.

 

  • Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender

Assine grátis. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage

 

  • Assine ao Podcast Grátis

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes      Assine Octanage Podcast no Android

 

Um comentário em “Empreendendo como músico profissional com Brunno Bonelli | Banda Calote (E008)

  1. Pingback: Artista, Cabeleireiro e Empreendedor com Jefferson Hoffmann | Estúdio JH (E057) • Octanage

Deixe um comentário