Entusiasmo – Todos somos beta! Como se manter em constante atualização e aprimoramento com Roberta Mattana | LadoBeta.com (E005)

Neste episódio, André Piazza entrevista Roberta Mattana: jornalista, diretora da Trending Comunicação Corporativa com atuação em jornal diário, revista e web e passagens pela televisão. Pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial, MBA em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing de Relacionamento. Diretora da Trending Comunicação Corporativa e diretora da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), seccional Serra Gaúcha.

Ouça esse episódio ⇲

 

Momentos marcantes da entrevista

  • “Sou uma apaixonada pela comunicação, pelo compartilhamento de conhecimento, por impactar positivamente a vida das pessoas. Procuro trazer isso para o meu dia-a-dia de trabalho, de relacionamento com os clientes.”
  • “Existem inúmeros cursos de qualidade ofertados na internet para quem tem interesse e motivação. Competência é aquilo que a pessoa faz a partir do conhecimento.”
  • “O planejamento para o meu empreendimento (LadoBeta.com) foi como uma gestação: 9 meses de preparação.”
  • “Me perguntei: por quê eu não poderia empreender (nessa oportunidade de mercado)? Fui atrás disso. Na primeira reunião com a agência, me questionaram: porque esse portal? Qual a lacuna que esse portal preenche? Perguntas que me levaram a refletir.”
  • “Todos somos beta. O que é ser beta? Ser beta é ser incompleto, estamos sempre em constante atualização e aprimoramento.”
  • “Sou uma eterna aprendiz. Estamos em constante evolução.”
  • “A revolução da comunicação foi a mais expressiva para os profissionais da área. A internet se tornou um grande canal de conteúdo.”
  • “Essa generosidade da comunidade, esse compartilhamento de conhecimento da internet me fascina.”
  • “Auto-conhecimento e pensamento positivo. Mesmo nas adversidades sem explicação eu consigo extrair lições.”

 

Dicas e Aprendizados

  • Qual a sua maior competência? Estou sempre motivada, com entusiasmo, vontade de pegar uma idéia do zero, de fazer acontecer para os meus clientes.
  • O que as pessoas em geral não sabem e precisam saber? A motivação vem de dentro. Entusiasmo significa a centelha e alegria divina da criação. A pessoa entusiasmada detecta necessidades no mercado e investe o seu dia em fazer acontecer.
  • Qual o problema concreto que o seu empreendimento resolve? Uma oportunidade de mercado na região de atuação (Serra Gaúcha): detectei que havia a oportunidade de divulgar meus clientes através de portais de informação de credibilidade, com formadores de opinião e pessoas relevantes da região. Me perguntei: “por quê eu não poderia empreender? Fui atrás disso. Na primeira reunião, a agência me questionou: porque esse portal? qual a lacuna que esse portal preenche?, perguntas que me levaram a refletir.
  • Qual o seu pior momento como empreendedora? Meu projeto está ainda na fase inicial. Ainda não passei por grande dificuldades. Tive a sorte de encontrar parceiros muito dedicados que compraram a idéia.
  • Qual a grande lição do seu intercâmbio na França? Constantemente somos colocamos à prova. Os primeiros que se aproximaram de mim foram outros estrangeiros e imigrantes. Apesar das diferenças climáticas, culturais, morar longe da universidade, a grande lição é se auto-descobrir: como nos vemos, como resolvemos problemas quando estamos sozinhos e isolados.
  • Qual o seu hábito pessoal e diário que mais contribui pro teu sucesso? A certeza de que as coisas vão dar certo quando empreendemos com vontade e entusiasmo. E que isso impacta a vida das pessoas.
  • O que você como empreendedora não pode viver sem? Entusiasmo. Sem isso não conseguimos realizar os nossos projetos, dar sequência aos nossos negócios.
  • Qual a pessoa que você usou como modelo e inspiração para a sua trajetória? Meus pais. Meu pai é exemplo de empreendedorismo.
  • Dica de ouro: Vai lá e faz. Bota a cara para bater. Detectou uma oportunidade? Tenta! Busca conhecimento, busque outras opiniões. Busca a mentoria. Não deixa a tua idéia morrer.

Recursos mencionados

  • LadoBeta.com é um portal de conteúdo para a Serra Gaúcha – RS. Tem por objetivo transmitir boas informações através de notícias e articulistas que cobrem temas variados. Membros cadastrados recebem conteúdo exclusivo

 

Conecte com a Roberta nas Redes Sociais

Roberta Mattana (LadoBeta.com) é jornalista com mais de 12 anos de experiência no segmento da comunicação, especialmente em marketing e assessoria de imprensa. Possui pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial, MBA em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing de Relacionamento, é acadêmica de Relações Públicas na Universidade de Caxias do Sul, com intercâmbio de estudos na Université Lumière Lyon 2, na França. Tem também em seu currículo formação em inglês e francês, atuação em jornal diário, revista e web, com passagens pela televisão. É diretora da Trending Comunicação Corporativa e diretora da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), seccional Serra Gaúcha. Converse e conecte diretamente com Roberta na Comunidade Octanage

 

  • Patrocinadores

    Rocket.Chat – é uma plataforma de chat open source criado em 2015. Utilizado, principalmente, por empresas e organizações nacionais e internacionais, hoje o Rocket.Chat já está instalado em mais de 100 mil servidores, e com mais de 10 milhões de usuários.
    
    É uma ótima solução para as comunidades e as empresas que desejam hospedar o seu próprio serviço de chat ou para desenvolvedores que queiram construir e desenvolver suas próprias plataformas de bate-papo. Acesse Rocket.chat e conheça mais.

  • Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender

Assine grátis. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage

 

  • Assine ao Podcast Grátis

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes      Assine Octanage Podcast no Android

 

Deixe um comentário