Assine Grátis ao Podcast no Apple Podcasts | Android
Neste episódio, André Piazza entrevista Cláudia e Gianpaolo Paese: casal cristão gaúcho, pais do Eric, empreendendo juntos no setor imobiliário. Cláudia é graduada em Gestão em Segurança Empresarial e Patrimonial pela Faculdade Anhembi Morumbi (SP). Gianpaolo é Engenheiro Eletrônico e tem MBA Internacional em Gestão de Telecomunicações pela FGV / Ohio University, com mais de 25 anos de experiência em projetos multinacionais e gestão de vendas, servindo a empresas como Siemens, Ericsson, Dell e Roxtec.
-
Escute o Episódio ⇲
-
Momentos Marcantes da Entrevista
- “Nosso diferencial é construir relacionamentos duradouros, ajudando pessoas a construir o projeto lar. De fato, todos o nossos negócios são gerados a partir da indicação de clientes anteriores.”
- “Se você não tomar as rédeas da sua vida, alguém vai fazer isso por você. Seja intencional!”
- “Aprendizado: mesmo com vendas de repetição, cada venda tem a sua particularidade e apresenta novas oportunidades de ensino e conhecimento.”
- “O que nos motiva a seguir empreendendo é o privilégio de participar do principal investimento da vida de uma pessoa / família que transcende a relação comercial.”
- “Mulher: não desista de sonhar, realizar e perseverar rumo as suas conquistas. Profissionalize-se e capacite-se na sua área, entendendo no quê, por quê e para quê você está empreendendo.”
-
Dicas e Aprendizados
- Cláudia e Gian, qual o diferencial do empreendimento de vocês, a Imóveis na Rocha? Nossa imobiliária atende um mercado extremamente focado: compra e venda de apartamentos dentro do maior condomínio da América Latina com mais de 1200 unidades localizado em Porto Alegre (RS), justamente o condomínio no qual moramos. Trabalhamos literalmente em home office.
- O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre trabalhar em home office? O home office permite um grau de liberdade bem grande. Pode-se participar da família e das tarefas de casa. Nesse sentido, é importante de ter disciplina para se conciliar trabalho dentro de casa. Nosso produto (apartamentos no nosso condomínio) permite essa integração com o home office.
- Como vocês identificaram a oportunidade de abrir uma imobiliária focada somente no maior condomínio da América Latina, o mesmo em que vocês moram? Estávamos participando de um coquetel de lançamento de um produto imobiliário quando a Cláudia foi convidada a fazer estágio na imobiliária desse corretor. A Cláudia completou o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) e iniciou o estágio nessa imobiliária. Em uma das venda, ela se envolveu com a venda de um apartamento no nosso condomínio e percebeu a oportunidade.
- Como vocês transformaram a idéia em um empreendimento real? Durante o estágio a Cláudia precisou fazer tarefas menos interessantes, como ofertas ativas (ligar para a base de clientes e oferecer um produto em destaque) e plantão de vendas nos contêineres dos imóveis em lançamento. Porém, quando ela participou de uma negociação envolvendo o próprio Condomínio onde moramos, identificou a oportunidade do home-office e de poder trabalhar de pantufas. Nesse momento veio o “clique”.
- Qual a grande lição da passagem entre trabalhar para uma imobiliária para abrir a própria imobiliária? Na imobiliária tradicional, o corretor desempenha tarefas bem específicas: oportunizar o encontro entre comprador e vendedor, ou encontrar um comprador para um imóvel. Alguém dentro da imobiliária se envolve com verificação financeira, contratos… essa estrutura de suporte é bem departamentalizada. Como autônomo, você se envolve com todas as partes da venda: prospecção, negociação, viabilização financeira, preço, cartório, fechamento, garantias de vendas e até o pós-vendas. Uma experiência bastante rica que envolve um envolvimento muito maior do que a imobiliária tradicional.
- Qual a maior dificuldade que vocês enfrentaram ao abrir esse empreendimento? A decisão de desligar-se da maior imobiliária do Brasil e empreender neste ramo. Quando você é associado a uma grande imobiliária, existe toda uma estrutura de apoio formada por especialistas: “cartorial” para levantar toda a documentação atualizada dos compradores / vendedores e imóvel, “financeiro” para propor soluções de financiamento, “judiciário” para tratar dos contratos. Além disso, as grandes imobiliárias têm um portfólio gigante de imóveis e clientes cadastrados, fora o pesado investimento que fazem em divulgação – jornais, rádios, revistas, internet, TVs, plantões de vendas e coquetéis de lançamento de novos produtos.
- Como você fez pra superar essa dificuldade? Quando você vende um produto que já comprou, o poder de argumentação e a credibilidade são maior – o cliente de hoje será o vizinho de amanhã. Quanto aos detalhes técnicos (documentação, financiamento, contratos), passamos por uma fase de aprendizado percorrendo/visitando Cartórios, Despachantes, Instituições Financeiras, Advogados, etc. Fomos formatando o negócio com o passar das vendas. Como são vendas de repetição, rapidamente atingimos um modelo de negócio que se ajustou naturalmente à nossa rotina em home office). Dicas práticas: (1) aprender o básico durante o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) e o estágio; (2) escolher um produto para focar: prédio, bairro, etc; (3) especializar-se no produto-foco; (4) ampliar o escopo de produtos após conhecer profundamente todas as etapas do negócio.
- Qual a história do nome do empreendimento de vocês, “Imóveis na Rocha”? A inspiração veio do Evangelho de Mateus 7:24: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. Gostaríamos que as pessoas ao escutar o nome do empreendimento fizessem a conexão com o Evangelho de “edificar sobre a rocha”.
- O que vocês aprenderam ao empreender juntos, como casal? No início não estávamos acostumados com a presença de todos dentro da rotina de casa (risos). Ao longo do tempo, fomos aumentando o tempo de convivência e a melhorar o relacionamento a convivência de nós como família. Aprendemos a viver com Deus e para ele, e esse é o maior ingrediente para o sucesso do nosso empreendimento.
-
Jogo Rápido
- Qual a dica mais valiosa que vocês já receberam? Se você não tomar as rédeas da sua vida, alguém vai fazer isso por você.
- Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Faça aos outros aquilo que você quer que façam a você.
- O que você como empreendedores não podem viver sem? Aprendizado. Mesmo com vendas de repetição, cada venda tem a sua particularidade e apresenta novas oportunidades de ensino e conhecimento.
- Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Rute, personagem do Livro de Rute da Bíblia, nas seguintes qualidades: (1) ela não escolheu o caminho mais fácil; (2) não se deixou abater pela opinião alheia; (3) conheceu as necessidades do mercado; (4) teve disposição a começar por baixo; (5) humildade para aprender com mentores mais experiente – no caso dela, a sogra; no meu caso, da imobiliária que trabalhei; (6) conquistou com competência os seus colegas e superiores; (7) foi indicada para um papel, no caso dela, ceifeira; no meu, o convite para trabalhar como corretora. Reflexão postada por Patrícia Lages do Bolsa Blindada em 17/08/2015
- Qual a última palavra que você pesquisou no Google: pesquisa do tema de casa do nosso filho, o Eric.
- Último vídeo que você assistiu no YouTube: The Role of Faith-based Institutions no TED e a vídeos do Torben Søndergaard do movimento The Last Reformation: 25 lições para implementar na igreja hoje.
- Hoje o que motiva vocês a continuar empreendendo como casal? Hoje, o que nos motiva a seguir empreendendo é o privilégio de participar do principal investimento da vida de uma pessoa / família que transcende a relação comercial. Ao mesmo tempo, nos entusiasmamos pela liberdade que temos para construir a nossa rotina, fazer escolhas, e definir o que é importante sem precisar abdicar da convivência familiar.
- Cláudia, o que se pode fazer para inspirar mulheres a empreender? As mulheres são corajosas, e tem muita iniciativa empreendedora, muitas vezes a partir de necessidade financeira para sustentar a família. Mulher: não desista de sonhar, realizar e perseverar rumo as suas conquistas. Profissionalize-se e capacite-se na sua área, entendendo no quê, por quê, para quê você está empreendendo.
-
Recursos Mencionados
- Formação de Corretores Imobiliários: TTI (Técnico em Transações Imobiliárias)
- Mt 7:24: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.”
- Empreendedores da Bíblia: Rute – Profissional Exemplar por Patrícia Lages do Bolsa Blindada
- Vídeo: The Role of Faith and Belief in Modern Africa, palestra da TED por Ndidi Nwuneli
- Vídeos: The Last Reformation Lessons por Torben Søndergaard
- Cláudia e Gianpaolo na Comunidade Octanage
-
Conecte com a Cláudia e o Gianpaolo nas Redes Sociais
Cláudia e Gianpaolo Paese (Imóveis na Rocha) são um casal cristão gaúcho, pais do Eric, empreendendo juntos no setor imobiliário. Cláudia é graduada em Gestão em Segurança Empresarial e Patrimonial pela Faculdade Anhembi Morumbi (SP). Gianpaolo é Engenheiro Eletrônico e tem MBA Internacional em Gestão de Telecomunicações pela FGV / Ohio University, com mais de 25 anos de experiência em projetos multinacionais e gestão de vendas, servindo a empresas como Siemens, Ericsson, Dell e Roxtec. Converse e conecte diretamente com a Cláudia e o Gian na Comunidade Octanage. Cláudia e Gianpaolo Paese Imóveis na Rocha • LinkedIn • website • na Comunidade Octanage • Facebook
-
Patrocinadores
Rocket.Chat – é uma plataforma de chat open source criado em 2015. Utilizado, principalmente, por empresas e organizações nacionais e internacionais, hoje o Rocket.Chat já está instalado em mais de 100 mil servidores, e com mais de 10 milhões de usuários. É uma ótima solução para as comunidades e as empresas que desejam hospedar o seu próprio serviço de chat ou para desenvolvedores que queiram construir e desenvolver suas próprias plataformas de bate-papo. Acesse Rocket.chat e conheça mais.
-
Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender
Assine grátis. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!
-
Assine ao Podcast Grátis
Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.