Paixão pelo esporte, propósito e empreendedorismo social com André Secco Richter | Alster (E011)

Ouça esse episódio ⇲

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas abaixo para escutá-lo.


Assine Grátis: Octanage no Spotify Octanage no Deezer  Octanage no Apple Podcasts Encaminhe esse episódio: 

Momentos marcantes da entrevista

    • “Transpiração e Empreendedorismo: duas palavras que casam muito bem”
    • “O conformismo talvez seja o maior problema do empreendedor”
    • “O empreendedor, por natureza, é inquieto, insatisfeito e inconformado.”
    • “Três coisas para buscar ao longo da vida: auto-conhecimento, convicção – o porquê de você estar fazendo aquilo que está fazendo – e foco”
    • “Networking, pra mim, sempre foi muito importante.”
    • “O esporte tem um papel tão fundamental quanto a leitura e a educação tem para a formação das pessoas.”
    • “Penso que se não sou eu fazendo, ninguém faria dessa forma, e isso me inspirou a empreender.”
    • “Encontrei meu propósito dentro de mim.”
    • “Busque e invista em auto-conhecimento. Entenda-se melhor; como você funciona; quais são os seus anseios; quais são os seus valores. É um caminho que nunca se esgota. Você vai passar a vida inteira se surpreendendo!”
    • “Praticar esporte diariamente me ajuda a colocar a cabeça no lugar e a testar meus limites.”
    • “Para mim é super importante que o meu treino seja a parte mais difícil do meu dia.”
    • “Esporte e leitura: conseguimos fazer sozinhos e em qualquer momento disponível.”
    • “Meu entusiasmo: perceber como trabalhar com as pessoas para que o esporte gere o impacto a que se propõe e difundir o esporte como formador de indivíduos e como gerador de bem-estar.”
    • “Meu entusiasmo: traduzir os sentimentos de gente que acredita no poder transformador do esporte em palavras e ações.”
    • “Viva a vida sempre disposto a fazer a diferença na vida das pessoas.”

 

Dicas e Aprendizados

    • Qual a sua maior competência? Auto-conhecimento. Ter praticado cada modalidade esportiva e ter vivido cada uma delas intensamente. A formação jurídica e as duas pós-graduações na área de negócios me levaram ao empreendedorismo.
'Três coisas para buscar ao longo da vida: auto-conhecimento, convicção - o porquê de você estar fazendo aquilo que está fazendo - e foco' dica do André Secco Richter da Alster falando sobre #Empreendedorismo #Esportes… Twittar
    • O que as pessoas em geral não sabem sobre Auto-conhecimento mas precisam saber? Ser autêntico com aquilo que acredita e valoriza, e empreender quando houver demanda por necessidade ou por paixão. Estudar o mercado, concorrentes, para saber onde está entrando. Escolher os sócios certos é fundamental: faz o negócio decolar (ou não).”
    • Qual o problema concreto que a Alster resolve? A saúde e a educação das pessoas através do esporte. A Alster surgiu de ver amigos talentosos sem condições financeiras de continuar a praticar o esporte. Notei que além do benefício orgânico, boa parte da população pratica o esporte pelo benefício mental. Pretendemos desenvolver atividades e espaços para trabalhar essa demanda.
    • Qual foi o maior desafio como empreendedor? Ter a idéia e não empreender. O conformismo talvez seja o maior problema do empreendedor. O empreendedor, por natureza, é inquieto, insatisfeito e inconformado. Senti medo de iniciar como empreendedor, de não realizar a minha idéia, não ir atrás da minha paixão, e então vê-la realizada por outros e sentir a frustração de não executar e perder a oportunidade. Consegui superar esse obstáculo.
    • Qual foi o maior desafio como atleta? Desafios físicos e mentais. Eu estava me preparando para o Ironman, e estava lesionado: três meses antes da prova não estava em condições de treinar. Para quem pratica esporte profissionalmente, sabe o que é treinar apenas vinte dias num período de noventa.
    • Qual a grande lição desse episódio? A angústia e ansiedade só tendem a aumentar peso, perder condição física e muscular. Resolvi ler livros para me preparar mentalmente para essa prova da melhor forma que pudesse. Cheguei a conclusão de que eu deveria abrir mão do papel de atleta amador e me concentrar em pessoas que gostariam de levar o esporte a sério e tivessem condições – ou talento ou recursos financeiros. Daí surgiu a Alster.
    • Sobre essa inspiração da Alster: o que é importante para os nosso ouvintes saberem para aplicar de forma simples? Três expressões que você precisa buscar ao longo da vida: auto-conhecimento, convicção – o porquê de você estar fazendo aquilo que está fazendo, e foco. Você pode oscilar com euforia e desespero; acordar muito empolgado com o poderia acontecer e vai dormir muito frustrado por não ter acontecido. Nessas horas você precisa relembrar o que você buscando, porque está fazendo isso, e como sair desse momento que exige uma virada, uma epifania.
    • O que lhe inspirou a empreender? Quando não tinha condições físicas de fazer a prova de triatlon, vi que existia a oportunidade para ajudar as pessoas a treinar e viajar melhor, e ensinar outros o que é o esporte. Hoje o esporte é ainda visto como um cuidado exagerado com a saúde. Não é isso. O esporte tem um papel tão fundamental quanto a leitura e a educação tem para a formação das pessoas. Penso que se não sou eu fazendo, ninguém faria dessa forma, e isso me inspirou a empreender.
    • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Busque e invista em auto-conhecimento. Entenda-se melhor; como você funciona; quais são os seus anseios; quais são os seus valores. É um caminho que nunca se esgota. Você vai passar a vida inteira se surpreendendo!
    • Qual o hábito diário que mais contribui para o seu sucesso? Praticar esporte diariamente me ajuda a colocar a cabeça no lugar e a testar meus limites. Uma marca carimbada minha. As pessoas me perguntam: “por que você acorda cedo para praticar esporte?” Para mim é super importante que o meu treino seja a parte mais difícil do meu dia. Se o meu treino for a parte mais fácil do meu dia é sinal que estou tendo muita dificuldade no meu trabalho.
    • O que você como empreendedor não pode viver sem? Esporte e leitura: conseguimos fazer sozinhos e em qualquer momento que temos disponível. Sou muito família, então também não vivo sem Família e Amigos.
    • Quem você utilizou como modelo durante a sua trajetória? A minha maior inspiração é a minha família e meu futuro.Me sinto muito honrado de ser a sequência dessa família e ter a oportunidade de honrar tudo o que construíram antes de mim: valores, amizades, coisas. O André que eu olho daqui alguns anos: o que eu preciso fazer agora, realizar hoje, e como agir para atingir essa pessoa.
    • Dica de ferramenta ou recurso online para empreendedores e por quê? Me inspiro muito com os vídeos do TED. Me envolvo demais todas as vezes que eu assisto. E o Google, para pesquisar o mercado e concorrentes.
    • Uma dica de um livro, filme ou seriado? O filme “Draft Day”, sobre negociações. O filme “Poder Além da Vida”, sobre ver que a preparação e a caminhada tem valor enorme além do fim desejado. Livro “Hard Thing About Hard Things” por Ben Horowitz, sobre as situações complicadas ao empreender. O livro “Inovação – A Arte de Steve Jobs” por Carmine Gallo, sobre os princípios e valores do Steve Jobs como empreendedor. O livro que todo mundo hoje indica para empreendedores em momento de validação: “A Startup Enxuta” por Eric Ries
    • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado na carreira de empreendedor? Em 2018, testar e validar muitas coisas na quais acreditamos na Alster. Perceber como trabalhar com as pessoas para que o esporte gere o impacto a que se propõe. Difundir o esporte como formador de indivíduos e como gerador de bem-estar. Traduzir os sentimentos de gente que acreditam no poder transformador do esporte em palavras e ações.
    • Qual a dica de ouro? Viver a vida sempre dispostos a fazer a diferença na vida das pessoas, e transformar o maior número delas.

 

Recursos mencionados

    • Filme: Draft Day – “Ninguém consegue parar o relógio, mas os grande sabem controlá-lo”
      • Livros

Acesse a lista completa de livros mencionados nos episódios na Biblioteca Octanage
Ferramentas dos Titãs” por Tim Ferris
O Jeito Harvard de Ser Feliz” por Shawn Achor
      • Vídeos

      Acesse a playlist de vídeos mencionados nos episódios na Playlist Octanage (em breve)
      Fome de Poder (trailer legendado)

      Conecte com André nas Redes Sociais


André Secco Richter (Alster) é um apaixonado declarado por esportes. Está a frente da Alster, uma plataforma de fomento ao esporte, que tem a missão de apoiar e viabilizar os sonhos esportivos de todos os atletas brasileiros. Advogado com pós-graduação em gestão estratégica de negócios e também em finanças e governança corporativa, ambas pela ESPM. Converse e conecte diretamente com André na Comunidade Octanage

    Encaminhe esse Episódio via WhatsApp

    Encaminhe esse conteúdo para seus contatos e grupos no WhatsApp.

    Encaminhe esse episódio do Octanage via WhatsApp


    A Cada Semana um Novo Episódio

    de Sabedoria e Inspiração para Empreender

    Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

    Assine a newsletter do Octanage


    Assine Grátis ao Podcast

    Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

    Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
    Assine Octanage Podcast em Outros Apps de PodcastAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

    Patrocina Este Episódio

    Rocket.Chat Logo no Octanage

    Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


    Este Episódio no Instagram

    [instagram url=https://www.instagram.com/p/BqSRJ0kAOjU/ hidecaption=true]

    Mais Posts em Mídias Sociais

    [tweet https://twitter.com/Octanage/status/1054247470878937089 align=’center’]

     

 

4 comentários em “Paixão pelo esporte, propósito e empreendedorismo social com André Secco Richter | Alster (E011)

  1. Pingback: Empreendedorismo Social – Projeto Lamparina

  2. Pingback: Novos Modelos de Negócio - Pilar #5 da Transformação Digital | LAB019 • Octanage

  3. Pingback: Lições da Vela para os Negócios com Cássio Lutz do Canto | PrimeSail (E056) • Octanage

  4. Pingback: Lições da Vela Olímpica para os Negócios com Cássio Lutz do Canto | Prime Sail (E056) • Octanage

Deixe um comentário