Pesquisa Acadêmica na Prática: o Futuro do Investimento no Empreendedorismo com Prof. Newton Campos, PhD | FGV / IE Business School (E033)

E033 Pesquisa Acadêmica na Prática: o Futuro do Investimento no Empreendedorismo com Prof. Newton Campos | FGV / IE Business School

André Piazza entrevista Prof. Newton Campos, PhD: professor de Empreendedorismo e Inovação da FGV EAESP e da IE Business School de Madrid (Espanha); autor do livro “The Myth of The Idea and The Upsidedown Startup”; Diretor e pesquisador líder do FGVcepe – Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV EAESP e Membro do Conselho Consultivo da ABStartups – Associação Brasileira de Startups.


Ouça Este Episódio

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas acima para escutá-lo.


Assine Grátis ao Podcast:   Octanage no Spotify   Octanage no Deezer       Octanage no Apple Podcasts   

Publicando Livros sobre as Melhores Formas de Empreender e de Investir em Startups

Sobre o seu livro “The Myth of The Idea and The Upsidedown Startup”, qual a premissa e as conclusões que você chega nele? Através de entrevistas com empreendedores brasileiros e espanhóis, cheguei a conclusões parecidas com as da Profa. Sarasvathy sobre Effectuation: a maioria dos empreendedores de sucesso conseguiram inovar com os recursos, bens e experiências que eles já possuíam. Se constrói algo inovador através de meios pré-existentes, não com meios que ainda não foram mobilizados. O meu livro é a combinação das ideias sobre Effectuation com o conceito da Startup Enxuta (Lean Startup).

The Myth of The Idea and The Upsidedown Startup - Professor Newton Campos no Octanage
Comparação entre o processo empreendedor tradicional e “de ponta cabeça” no livro “The Myth of The Idea and The Upsidedown Startup”

Newton, qual é sua maior competência? Aprender a escrever: depois de 10 anos de dedicação, passei a receber elogios a respeito do que eu escrevo; e a de explicar conceitos e tendências complexos com clareza.

O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre essas competências? Existem atalhos! Una-se com pessoas que já estão trabalhando com aquilo que você quer desenvolver. Obviamente você vai precisar levar algo seu para essa parceria. Por isso é importante se conhecer: o que ela faz bem, com prazer. Como tudo no empreendedorismo é construído entre pessoas, é preciso que cada pessoa saiba como vai contribuir para esse processo.

Qual o problema que o FGVcepe (Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital) estuda e resolve? O Centro de pesquisas foi fundado a 15 anos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fui escolhido Diretor do centro há 2 anos. Estudamos os fundos de compra de participação de empresas fechadas (o equivalente a fundos de Private Equity – que tipicamente compram empresas maiores, consolidadas – e Venture Capital – que em geral compram empresas menores, startups, recém começando). A direção que estou dando ao centro é de estudar outras formas de financiamento do empreendedor. Chamo disso o Capital Empreendedor: todos os recursos utilizados para investir numa empresa. Hoje em dia temos Investimento Anjo, Aceleradoras (investimento de recursos em troca de equidade no seu empreendimento), ICOs (Initial Coin Offering, uma forma de emitir criptomoedas para levantar capital), Crowdfunding e Equity Crowdfunding (levantar capital oferecendo equity), Search Funds (fundos de procura de compra de empresas fechadas) e Venture Debt (financiamento e empréstimos para startups).

Qual o seu maior desafio como empreendedor? Liderar um centro de pesquisas sem finalidade de lucro: existem dinâmicas que não refletem a lógica do empreendedorismo tradicional.

Qual a grande lição desse momento? Traduzir a mentalidade do empreendedor típico, com foco em produtos, mercados receitas… para professores, pesquisadores e empreendedores com um foco mais acadêmico, em políticas públicas, para gerar resultados para o país.

Como foi a experiência de publicar um livro por conta própria? Foi genial a experiência! Decidi escrever o livro em inglês, e fui recusado por duas editoras por não ser americano nativo. E então surgiu a possibilidade de auto-publicar, e fazer todas as escolhas relacionadas ao livro. Estarei publicando um livro no ano que vem, em português, com patrocínio da Amazon Brasil.

'Empreendedores de sucesso inovam com os recursos, bens e experiências que eles já possuíam, que já foram mobilizados.' por @phdnew #Empreendedorismo Twittar


Jogo Rápido com um Pioneiro da Pesquisa Acadêmica em Empreendedorismo

  • Prof. Newton, o que lhe inspirou a empreender? A observação de que o ser humano é capaz de coisas incríveis, e de que a energia que colocamos nas atividades pode sim nos levar a alcançar sonhos.
  • Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Ler muito – compulsivamente!
  • O que você como empreendedor não pode viver sem? Conversas com profundidade.
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Um professor que conheci na Espanha: ele ministrava aulas sobre empreendedorismo e ao mesmo tempo investia e participava de diversos boards de empresas. Isso lhe dava a oportunidade de participar de decisões de empresas, e no dia seguinte discutir em aula as complexidades dessas decisões com os alunos.
  • Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: O Angel List e o Crunchbase tem muita utilidade para acompanhar o mundo das startups. Quando as pessoas me procuram para contar dos seus projetos com grandes expectativas, uso esses sites para procurar iniciativas similares àquelas que elas têm pensado. Isso permite à pessoa entrar num grau de profundidade maior no projeto, observar o diferencial da experiência dela comparada com a outra empresa parecida.
  • Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. A série Pitchers, da TV Indiana, que acompanha 4 fundadores de uma startup indiana.
  • Artista que você tenha escutado recentemente: João Villas, pintor, autor do painel da FGVcepe. Um ex-executivo do mercado financeiro que largou a carreira de sucesso para desenvolver o seu trabalho artístico.
  • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar sua carreira empreendedora? A entrada de uma nova fase da humanidade, quando estaremos totalmente conectados. Acompanhar o desenvolvimento do blockchain e a possibilidade de descentralizar processos, contratos e organizações. Ainda é difícil de mensurar, de discernir o que nós humanos vamos fazer quando a escala produtiva estiver automatizada. Vamos precisar nos reinventar como seres humanos.
  • Dica de ouro para quem quer financiar o seu projeto: Bootstrapping: construir uma versão mínima do seu projeto e obter adoção desde o início, permitindo aos investidores ver que sem investimento o produto tem tração, e com investimento, vai muito mais longe.

'Saber que a energia que colocamos nas atividades nos leva a alcançar sonhos é a minha inspiração para empreender' por @phdnew #Empreendedorismo Twittar

Recursos Mencionados na Entrevista

  • Livros

Acesse a lista completa de livros mencionados nos episódios na Biblioteca Octanage
The Myth of The Idea and The Upsidedown Startup” por Newton Campos, PhD
  • Vídeos

Acesse a playlist de vídeos mencionados nos episódios na Playlist Octanage (em breve)
A Brief Guide to Effectuation” (em inglês)
Série sobre Effectuation e Profa. Sarasvathy no Mais Você (programa da Ana Maria Braga)

https://globoplay.globo.com/v/6940659/
https://globoplay.globo.com/v/6940698/

https://globoplay.globo.com/v/6940690/


Conecte com o Newton nas Redes Sociais

Prof. Newton Campos (FGVcepe): professor de Empreendedorismo e Inovação da FGV EAESP e da IE Business School de Madrid (Espanha); autor do livro “The Myth of The Idea and The Upsidedown Startup”; Diretor e pesquisador líder do FGVcepe – Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV EAESP e Membro do Conselho Consultivo da ABStartups – Associação Brasileira de Startups.


A Cada Semana um Novo Episódio

de Sabedoria e Inspiração para Empreender

Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage


Assine Grátis ao Podcast

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
Assine Octanage Podcast no AndroidAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

Patrocina Este Episódio

Rocket.Chat Logo no Octanage

Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


Este Episódio no Instagram

[instagram url=https://www.instagram.com/p/Bn_3lWOHgDh/?taken-by=octanagepodcast hidecaption=true]

 

Um comentário em “Pesquisa Acadêmica na Prática: o Futuro do Investimento no Empreendedorismo com Prof. Newton Campos, PhD | FGV / IE Business School (E033)

  1. Pingback: Relacionamento Interpessoal e Resiliência. Como fazer ideias inovadoras acontecerem com Erik Fontenele Nybø | Edevo (E010) • Octanage

Deixe um comentário