Como Criei a Maior Rede Social para Advogados do Brasil com Caroline Francescato | LinkLei (E058)

Como Criei a Maior Rede Social para Advogados do Brasil com Caroline Francescato | LinkLei - Octanage Podcast E058

André Piazza entrevista Caroline Francescato: advogada, com foco em Direito de Família e Sucessões. Ao atuar na profissão, sentiu a necessidade de uma ferramenta em que pudesse trocar conhecimento com os seus colegas e também prospectar clientes, fundando o LinkLei, hoje a maior rede social jurídica do Brasil, conectando escritórios de advocacia, legaltechs e universidades para gerar oportunidades de negócio.


Ouça Este Episódio

Entrevista

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas abaixo para escutá-lo.


Assine Grátis: Octanage no Spotify Octanage no Deezer Octanage no Apple Podcasts   Vídeos e Lives: Octanage Live no YouTube Encaminhe: 

Por quê Iniciei uma Rede Social para Advogados

O que lhe inspirou a empreender?
Na faculdade de Direito da PUCRS, eu optei por realizar cadeiras da faculdade de Administração, que incentivavam o empreendedorismo, dali nasceu um interesse na área. Além do que, minha mãe sempre foi exemplo, ela é empreendedora e possui uma agência digital, sempre me espelhei nela.

Qual é a sua maior competência / expertise?
Acredito que aprendi muito nesse tempo a frente do LinkLei, afinal sou formada em Direito e minhas experiências como empreendedora não eram muitas. Uma grande habilidade que desenvolvi foi em growth hacking, estou sempre pensando em soluções criativas e econômicas para fazer nosso negócio crescer, visto que nossa verba de marketing tem sido limitada.

Baseado na sua competência / expertise: o que o público empreendedor não sabe, mas deveria saber?
Muitos empreendedores acreditam que a verba de mídia pode ser um diferencial na empresa, contudo percebi que uma startup em seu início, não possui esse valor de investimento e precisa criar alternativas, e principalmente ser muito criativa neste assunto. No LinkLei, possuímos diversas ações que nos custam pouco ou nada e que conseguimos atrair usuários para nossa plataforma. Por exemplo, o LinkLei Talk, sempre convidamos alguns amigos que apresentam o nosso Congresso Online (no Youtube) sobre algum tema de Direito, isso nos atrai olhares dos profissionais que acabam se inscrevendo.

Também fizemos algumas ações com concorrentes, aproveitando o espaço deles para que os seus usuários conheçam nosso produto. Talvez isso explique como uma rede social criada no interior do Rio Grande do Sul, já possui cadastros de todo Brasil. Creio que criatividade e habilidades de growth hacking são as características que todo empreendedor deva ter e farão o diferencial no seu negócio.

Os Desafios…

Qual o seu momento mais difícil como empreendedora?
Como o nosso produto é um marketplace e um big data, precisamos de uma base de usuários para que os pagantes (universidades, escritórios e legaltechs) se interessem em participar do nosso negócio (é um círculo e que para girar precisa ser fechado). Contudo, até isso acontecer, não conseguimos monetizar, então exige muito investimento e pouco retorno. Para atrair usuários precisamos investir na plataforma, criar conteúdos, mídias, e isso tudo envolve dinheiro.

Os investidores brasileiros não entendem isso e por causa disso, recebemos muito “não” de investidores sob o argumento de que precisávamos monetizar (faturar). Acredito que minha maior dificuldade como empreendedora foi essa, aprender a ouvir nãos que muitas vezes não faziam sentido, se davam pela falta de conhecimento dos investidores.

Como você superou essa dificuldade?
Aprendi que negativas são cotidianas no empreendedorismo e que servem para aprendermos e nos fortalecermos. Fomos persistentes, aumentamos nossa base e atualmente já temos propostas de investimento. Acredito que o empreendedor tem que estar acostumado a receber negativas, mas fazer desses “não” a base do seu castelo, fortalecer sua empresa, persistir com a sua ideia, que uma hora o cenário muda.

… e as Oportunidades de uma Legaltech Genuinamente Brasileira

Hoje, pelo que você é mais entusiasmada? Qual a sua grande motivação para seguir empreendendo?
Tenho duas grandes motivações. A primeira é a base de usuários conquistada, sou motivada de saber que tem pessoas que acreditam no nosso produto e veem valor nele, é muito gratificante saber que ajudamos estas pessoas a resolver o seu problema e que estamos gerando oportunidades de negócio em uma área tão competitiva quanto o Direito. E a segunda, e mais importante, sou motivada pelo time do LinkLei, pelos que vestem a camisa da nossa empresa e acreditam na ideia, isso faz eu acordar feliz todos os dias, pois sei que o LinkLei inspira as pessoas.

'Creio que criatividade e habilidades de growth hacking são as características que todo empreendedor deva ter e farão o diferencial no seu negócio.' - Caroline Francescato falando sobre #Empreendedorismo #Advogada #Legaltech Twittar

Dicas para Gestionar uma Rede Social para Profissionais

  • Qual hábito pessoal e diário que mais contribuiu para o seu sucesso? Conversar, adoro trocar ideias com as pessoas e o networking me oportunizou excelentes negócios. Seja com o time do LinkLei ou conhecendo nossas pessoas.
  • O que você como empreendedora não pode viver sem? Internet, o conhecimento é tão acessível através dela, vivo pesquisando e me atualizando de tudo que acontece no mundo, é a ferramenta mais rica que temos acesso, temos o mundo em nossas mãos através dela.
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Minha mãe. Ela e mais dois sócios possuem uma empresa com 60 colaboradores. Todos os dias me inspiro na maneira como ela faz a gestão dessas pessoas e como eles enxergam ela como líder. Sempre que preciso de um conselho recorro a ela.
  • Dica de app, ferramenta ou recurso online para empreendedores. Parece clichê, mas eu tenho usado muito o LinkedIn, lá fico atualizada e tenho acesso a conteúdo de grandes empreendedores, para mim tem sido indispensável. Além de gerar um potencial networking, surgiram muitos negócios já no LinkedIn para o LinkLei.
  • Dica de Livro para nosso público empreendedor. Livro “Incansáveis” do Maurício Benvenutti, ele traz de uma maneira muito simples como os pequenos empreendedores estão engolindo as tradicionais corporações, criando oportunidades simples mas que são transformadoras. É um livro para reler muitas vezes. Ele mostra que não podemos desistir e que são pequenas empresas que revolucionam o mundo, como Uber, Nubank…
  • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Persista, grandes empresas são frutos de persistência.
'Aprender a ouvir nãos que muitas vezes não faziam sentido, se davam pela falta de conhecimento dos investidores.' - Caroline Francescato falando sobre #Empreendedorismo #Advogada #Legaltech Twittar
Mentoria Octanage: Transforme sua Ideia em Negócio em 2020. Aplique já, vagas limitadas. André Piazza - OctanageOctanage no Deezer  

Recursos Mencionados na Entrevista

      • Livros

Incansáveis” por Maurício Benvenutti
        • Vídeos

        Lab by ezoom
        Esta Entrevista no YouTube

        Conectando nas Redes Sociais

        Como Criei a Maior Rede Social para Advogados do Brasil com Caroline Francescato | LinkLei - Octanage Podcast E058

        Caroline Francescato: advogada, com foco em Direito de Família e Sucessões. Ao atuar na profissão, sentiu a necessidade de uma ferramenta em que pudesse trocar conhecimento com os seus colegas e também prospectar clientes, fundando o LinkLei, hoje a maior rede social jurídica do Brasil, conectando escritórios de advocacia, legaltechs e universidades para gerar oportunidades de negócio.

     


      • Mais Advogados Empreendedores

        Gente que transformou o dom artístico num empreendimento de sucesso.


        Encaminhe esse Episódio via WhatsApp

        Encaminhe esse conteúdo para seus contatos e grupos no WhatsApp.

        Encaminhe esse episódio do Octanage via WhatsApp


        A Cada Semana um Novo Episódio

        de Sabedoria e Inspiração para Empreender

        Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

        Assine a newsletter do Octanage


        Assine Grátis ao Podcast

        Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

        Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
        Assine Octanage Podcast em Outros Apps de PodcastAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

        Patrocina Este Episódio

        Rocket.Chat Logo no Octanage

        Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.

        Pitaia Bank - Octanage

        Pitaia Trade é um broker de compra e venda de bitcoins. Uma plataforma confiável, ágil e segura para fazer seu investimento em criptomoedas a qualquer momento e lugar. Baixe o app, faça seu cadastro e invista em bitcoin agora!


    • Este Episódio no Instagram

      [instagram url=https://www.instagram.com/p/BwBBq9YjqhD/ hidecaption=true]

Deixe um comentário