7 Dicas para Criar Novas Fontes de Receita | LAB012

Em episódios recentes do podcast como Dicas Práticas para Empreender em Tempos de Coronavírus | LAB004, exploramos possibilidades em meio à crise presente. No episódio de hoje, discutimos 7 formas concretas de gerar receita como forma de permitir ao seu negócio se manter ativo apesar das mudanças econômicas.

  1. Entenda o Modelo de Negócios do seu Cliente

Neste momento de crise, reter clientes é o “novo” ganhar cliente. Aproxime-se dos seus clientes, que são estatisticamente muito mais propensos a fechar negócio do que novos clientes. Formas concretas de se aproximar dos clientes:

  • Visitas virtuais através de videoconferências
  • Contato direto com usuário
  • Pesquisas com perguntas abertas

Perguntas que você pode fazer:

  • o que mudou no seu negócio com a crise?
  • quais as suas prioridades para 2020?
  • onde o seu negócio pode ganhar agora em 2020?
  • quais os principais desafios na nova situação?
  • o que não funciona mais na nossa solução?
  • como eu posso ajudá-lo?

Não tente vender soluções de 2019. Entrada direta do cliente vai permitir que a sua oferta continue relevante em 2020 para os clientes atuais. E a vantagem disso é que pode também ser um pivô de entrada para novos clientes que estão em situação parecida.

  1. Teste Novas Ideias Mantendo a Essência da sua Marca

Tenha claro o PORQUÊ você faz. Essa é a essência do seu negócio. O vetor da mudança é ser criativo/a e mudar COMO e O QUÊ você faz.

Um exemplo: muitos restaurantes usaram a quarentena para pivotar loja online, vendendo os ingredientes e receitas para seus clientes. Hotéis alugaram quartos para home-office.

  1. Confie na sua Equipe e Crie Desafios Internos

O valor de construir uma cultura aberta na sua organização é poder contar com a equipe no momento de crise. Pergunte para o seu time trazer 10 ideias de como podem utilizar os produtos, serviços, tecnologia, localização, e pessoas que já possuem e subir as entregas na escala de valor.

Um exemplo vindo de Londres: startups que só faziam agendamento de serviços de beleza em casa, como manicure e massagem, passaram a oferecer yoga online em um primeiro momento e agora adicionaram a opção de personal trainer outdoor, permitida no Reino Unido mesmo durante o isolamento.

Uma das minhas formas preferidas de ativar e construir a confiança da equipe é utilizar as técnicas do Design Thinking para enquadrar o desafio. 

  1. Resolva Problemas Atuais Pensando no Longo Prazo

Obviamente vamos tentar resolver problemas no curto prazo, mas tudo isso é passageiro. Construa negócios sólidos resolvendo problemas permanentes, de longo prazo, que passaram a existir no seu ramo ou segmento.

  1. Procure Formas de Entregar o sua Oferta Melhor, mais Rápida, mais Barata

Você consegue reduzir o preços e vender mais?

Vimos muitas empresas reduzirem o preço dos serviços em até 90% por pelo menos 3 meses para manter a base de clientes e tentar atrair novos usuários. Caso de cursos oferecendo módulos gratuitos.

O mantra de “melhor, mais rápido, mais barato” é uma dificuldade para gestores que operam com produtos SaaS, como aplicativos e produtos digitais, cujo modelo de negócios já está otimizado. Como previu Marc Andreessen em Agosto de 2010, “software está engolindo o mundo“, confiante de que software possibilita um modelo de negócios superior por ser mais eficiente: desenvolve-se uma vez, vendem-se milhões de vezes. Essa é parte crítica da receita de sucesso do modelo de Venture Capital formado no Vale do Silício que alavancou ideias emergentes de milhões de startups em negócios permanentes e alçou muitas delas à condição de unicórnio.

Se o seu negócio está nessa categoria, use as outras dicas para continuar a evoluir a sua oferta.

  1. Identifique oportunidades na jornada do seu cliente

Estude e entenda melhor a nova jornada do seu cliente. Talvez existam oportunidades despercebidas e novas ofertas para serem trabalhadas. 

  1. Torne-se a Especialista de Amanhã

Aproveite e use esse tempo para ser criativa. Tudo é novo. Não existe regras para esse momento. Tudo daqui para frente será uma oportunidade criar, testar e validar ideias em negócios concretos.

Em uma das nossas mentorias recentes agora na pandemia tivemos a oportunidade de aconselhar uma designer criar projetos para restaurantes e lojas para respeitar o fluxo limitado de pessoas, mantendo 2 metros de distância entre cada pessoa. Este projeto é o pontapé para uma nova especialidade: design sanitário.

BÔNUS: Copo meio-cheio ou meio vazio? Nenhum dos dois!

Na metáfora do “copo meio cheio ou meio vazio”, perde-se o real sentido da discussão. Como expliquei no episódio Lab011, um enquadramento “sim ou não” para uma decisão é muito pobre. Como uma nova abordagem pode ampliar nosso universo de possiblidades?

Se começarmos a fazer perguntas abertas dentro do cenário proposto, rapidamente ganhamos contexto:

  • qual o Propósito do copo com água?
  • para quê serve o copo e a água (finalidade)?
  • o que podemos fazer nesse caso (ação)?

Uma das respostas possíveis é: meio cheio ou meio vazio, vou lá e tomo o copo d’água (viés de ação no problema). Outra resposta possível é: a água é suficiente para regar as plantas (uma nova finalidade), e o copo serve como vaso para as plantas (uma outra finalidade).

Otimistas, pessimistas e realistas estão até agora filosofando o sexo dos anjos nessa metáfora. Seja pessoa de propósito e ação também nesse caso!

Um comentário em “7 Dicas para Criar Novas Fontes de Receita | LAB012

  1. Pingback: Como Usar a Tela do Modelo de Negócios | LAB020 • Octanage

Deixe um comentário