O Canvas da Transformação Digital para Gestores e Equipes | P007

Inspirado na sequência de episódios sobre Transformação Digital publicadas aqui no Octanage e cujos episódios estão disponíveis no podcast e em octanage.com/digital, criei uma ferramenta para guiar a identificação de oportunidades e implementação de iniciativas digitais no seu empreendimento: o Canvas da Transformação Digital.

Canvas da Transformação Digital para Gestores, Empreendedores, e Equipes
Versão completa e sem cortes disponível no download

Download Disponível em Breve!

Solicite através de um dos nossos canais de mídias sociais ou WhatsApp

O Que É o Canvas da Transformação Digital

O canvas que eu criei é um diagrama visual concebido ao redor de 4 fatores de sucesso de um projeto de transformação digital:

  1. Pessoas
  2. Valor
  3. Operação
  4. Gestão

Para detalhar cada fator de sucesso, desenhei 6 blocos centrais, cada um deles representando os pilares da transformação digital mencionados na série de episódios passada:

Por Quê Utilizar o Canvas da Transformação Digital

O canvas descomplica as iniciativas digitais no seu empreendimento porque provê um pano de fundo simples e claro para que as pessoas tragam o melhor da sua contribuição para a discussão.

Por ser uma ferramenta visual, ele acaba alinhando não só quem participou da elaboração mas rapidamente permite a outras pessoas interessadas de entender e então contribuir. Ou seja: no canvas cabem infinitas ideias em um exercício infinito de criatividade e de refinamento.

Como Utilizar o Canvas da Transformação Digital

O Canvas é um barato! Foi concebido para ser utilizado em exercícios e simulações com a equipe. Adicionei espaço para identificar a equipe, data e versão. Também incluí blocos para identificar o cenário e os objetivos que a equipe tinha em mente no momento em que preencheu o canvas.

Esses exercícios são muito divertido: tudo leva a convergir a experiência e o conhecimento da equipe multidisciplinar para a identificação de oportunidades digitais para o seu negócio.

Você pode utilizar o canvas de várias formas. Dentro de cada bloco, preencha com:

  • insights
  • oportunidades
  • aprendizados
  • ideias
  • perguntas
  • ações em andamento ou futuras

O ideal é usar uma folha do canvas para cada tipo de exercício. Por exemplo, escreva “oportunidades” no bloco de Objetivos do Canva. Numa outra folha, escreva “perguntas”. Dessa forma, você documenta as suas ideias em camadas que podem ser consultadas e aprimoradas!

Uma versão do canvas em formato de whiteboard digital para ser usado com equipes remotas já está a caminho. Solicite aqui.

4 Fatores de Sucesso de um Projeto de Transformação Digital Usando o Canvas

Se faltar um deles, o projeto fica incompleto!

  1. Pessoas

A tentação nos projetos digitais é o brilho das ferramentas. Automação, inteligência artificial, integração de dados, acesso à grandes volumes de dados em tempo-real e a elevada capacidade computacional nos levam a perseguir os extremos da tecnologia para entregar valor.

Pode acontecer que nessa busca o gestor se esqueça de que todas essas melhorias têm que empoderar quem realmente entrega e valoriza esses resultados: as pessoas. 

O canvas ajuda você a identificar as principais pessoas envolvidas: clientes e funcionários, e a segmentá-los para melhor servi-los com os projetos que você e a sua equipe vão criar.

  1. Valor

O objetivo de um negócio é criar, entregar e capturar valor. Não podia deixar de colocar isso em primeiro plano na hora de criar o seu projeto de transformação digital. 

Clientes e Receita é como um negócio entrega e captura valor: resolvendo problemas e sendo recompensado por isso. O canvas coloca o negócio em primeiro plano. Um foco especial é dado para as novas fontes de receitas criadas a partir do momento em que um negócio começa a explorar as possibilidades de conexão com pessoas no mundo digital.

  1. Operação

O empreendimento utiliza atividades, recursos e parceiros para criar valor, e isso caracteriza a operação do negócio.

A transformação digital eleva a operação por criar iniciativas de ganho de eficiência – seja em tempo, custos, ou recursos – e por automatizar processos e ações que anteriormente encontravam fricção por serem feitos manualmente ou sem uma coordenação. 

  1. Gestão

A Operação do negócio gera resultados que podem ser medidos em indicadores e visualizados pela equipe de forma a auxiliar a tomada de decisão e o alinhamento desses resultados com as metas e objetivos estabelecidos pelos gestores. Daí surgem os dashboards, que capturam o universo de informações e ações operacionais e traduzem em visualizações simples que empoderam a equipe, os gestores e investidores a tomarem decisões para o sucesso do negócio.

Me admira que tantas iniciativas digitais não tirem proveito da disponibilidade de dados para ajudar o gestores a rodar o dia-a-dia da empresa. Com o canvas você não vai esquecer disso!

E por fim o último bloco é o modelo de negócios, que a gente segue explorando aqui no Octanage numa sequência de episódios. Recomendo que você utiliza o Business Canvas – a Tela do Modelo de Negócios – para modelar o seu negócio e extrair as lições de onde a transformação digital pode causar um impacto.

Se animou com esse canvas e gostaria de fazer um exercício no seu empreendimento e com a sua equipe? Escreve prá gente. Preencha o formulário de contato para acionar o idealizador do canvas – André Piazza – com experiência em conduzir esse tipo de workshop e atingir objetivos nesse tipo de projeto.

Formulário de Contato Disponível em Breve!

Solicite através de um dos nossos canais de mídias sociais ou WhatsApp

Todos os Episódios da Série de Transformação Digital

Deixe um comentário