Neste episódio, Vinícius Fachinetto entrevista Matheus Santiago Neto: consultor de gente e gestão na RAIDHO Consultoria. Atua em projetos que integrem o desenvolvimento de negócios em conjunto com o das pessoas, desenhando programas possibilitem às empresas alcançar seus objetivos por meio da da evolução de seus profissionais. É graduado em Administração pela UFMG, coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e Mentor de Startups na Techmall.
Assine Grátis ao Podcast no Apple Podcasts | Android
-
Escute o Episódio ⇲
-
Momentos Marcantes da Entrevista
- “A maior parte das empresas fecha em 2-3 anos de existência. Índice de mortalidade de 40% no primeiro ano. Muito disso é por falta da visão sistêmica por parte do gestor.”
- “Costumo dizer: todo dia acordo desempregado!”
- “Reconheça seus pontos fortes e trabalhe suas fraquezas. Cerque-se de pessoas que contribuam para a sua evolução e a do seu empreendimento.”
-
Dicas e Aprendizados
- Matheus, qual é sua maior competência? Visão sistêmica: enxergar o todo – uma visão ampla do negócio – e dentro do contexto identificar os problemas e atuar de forma corretiva usando o método PDCA (Plan, Do, Check, Act).
- O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre essa competência? Essa visão sistêmica é a competência mais necessária para um consultor de gestão. Para desenvolver essa competência, é necessário muito conhecimento do conhecimento prático, do dia-a-dia da organização; saber ouvir percepções, pessoas e ambientes.
- Como você faz para transformar o problema identificado em solução? Para o consultor, o PDCA é um modelo mental, a gente pensa desse jeito: identificar o problema, analisar o processo e identificar a causa, e sempre propor um plano de ação para resolver o problema. Quando chega na resolução do problema, para um consultor é fácil; para o gestor, é mais difícil. Gestores se apegam a conceitos, ideias, planos e pessoas. O gestor precisa estar apto e disposto a deixar algumas dessas coisas para trás para poder transformar o seu negócio e evoluir.
- Qual o seu pior momento como empreendedor? Algum tempo atrás recebi um convite para trabalhar durante um ano como consultor no Acre. Tive um desentendimento com a pessoa que estava liderando o projeto no local. Acabei ficando três meses sem nenhum projeto.
- Qual a grande lição desse momento? Como você fez pra superar? Aumentei meu portfólio de serviços a partir dessa dificuldade. Consegui reinventar alguns pontos na minha carreira durante essa pausa. Foi aí que eu fiz o curso de formação de coach, e consegui desenvolver trabalhos para pessoas físicas e empresas de pequeno porte: mentoria, preparação de currículos e de perfil de LinkedIn.
- Você perdeu tudo. Quase tudo: não perdeu o seu conhecimento e experiência. Você tem mil reais. O que você faria nos próximos 7 dias para se reerguer? Costumo dizer: todo dia acordo desempregado! Quando estou sem projetos, é como se eu tivesse perdido tudo – todos os dias. No dia 1, acionaria o networking em redes sociais para ganhar oportunidades como consultor ou um emprego fixo. Investiria parte do dinheiro em anúncios dos serviços que eu presto: amplificar e até viralizar conteúdo para consultoria, mentoria, ou aprimorar currículos e perfis do LinkedIn.
-
Jogo Rápido
- Matheus, o que lhe inspirou a empreender? A necessidade, que gerou a oportunidade de trabalhar diretamente com o Professor Falconi, a grande referência para consultores no Brasil.
- Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Nunca discutir com o cliente.
- Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? A leitura. Sempre li muito. Aprendi com o Professor Rivadávia a transformar metas de leitura em prática constante.
- O que você como empreendedor não pode viver sem? Conexões.
- Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Professor Falconi e o Marconi Alvarenga, da Mereo.
- Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: ferramentas do Google porque está tudo integrado: email, agenda, calendário. Isso ajudou muito na minha organização.
- Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. O livro “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia“ do Professor Falconi (vídeos), que é a bíblia da consultoria de gestão. Ele foi feito para ser lido em grupo e discutir semanalmente cada capítulo. Se for ler sozinho, ler uma vez e depois de algum tempo, reler o livro estudando cada exemplo e aplicando na sua realidade, empreendimento ou ideia.
- Qual a última palavra que você pesquisou no Google: “Inteligência Emocional” por conta do último artigo que escrevi no LinkedIn.
- Artista que você tenha escutado recentemente: escuto muito rock clássico. Conversei hoje com amigos sobre o show do Ozzy Osbourne que vai ter aqui em Belo Horizonte.
- Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar sua carreira como consultor? A necessidade que as organizações têm de entender que a transformação só acontece por meio de pessoas. Os empregos não vão acabar, eles vão se transformar. Iniciativas operacionais serão feitas por robôs ou sistemas. As organizações vão precisar se preocupar muito mais com o seu pessoal, e readequar os funcionários para as novas necessidades em termos de expectativas, ansiedade, interesse e motivação para funções gerenciais. Os processos de gestão atuais muitas vezes ignoram essas necessidades.
- Dica de ouro para os nossos ouvintes: Clareza na auto-análise de reconhecer seus pontos fortes, e suas fraquezas. Trabalhar as fraquezas e complementar com pessoas que podem ajudar o seu empreendimento, suprindo as suas deficiências. Não é preciso fazer tudo sozinho!
-
Recursos Mencionados
- Ferramentas do Google: artigo da Wikipedia
- Personalidade: Professor Vicente Falconi Campos
- Livro: “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia“ do Professor Falconi
- Vídeos do Professor Falconi
- Personalidade: Marconi Alvarenga, da Mereo
- Personalidade: Professor Rivadávia no LinkedIn
- Aceleradora de Startups: Techmall em Belo Horizonte
- Matheus Santiago Neto na Comunidade Octanage
-
Conecte com o Matheus nas Redes Sociais
Matheus Santiago Neto (RAIDHO Consultoria) é consultor de gente e gestão na RAIDHO Consultoria. Atua em projetos que integrem o desenvolvimento de negócios em conjunto com o das pessoas, desenhando programas possibilitem às empresas alcançar seus objetivos por meio da da evolução de seus profissionais. É graduado em Administração pela UFMG, coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e Mentor de Startups na Techmall. Converse e conecte diretamente com Primeiro na Comunidade Octanage. Matheus Santiago Neto RAIDHO Consultoria • Instagram • website • LinkedIn • no Facebook • na Comunidade Octanage
-
Patrocinadores
Rocket.Chat – é uma plataforma de chat open source criado em 2015. Utilizado, principalmente, por empresas e organizações nacionais e internacionais, hoje o Rocket.Chat já está instalado em mais de 100 mil servidores, e com mais de 10 milhões de usuários. É uma ótima solução para as comunidades e as empresas que desejam hospedar o seu próprio serviço de chat ou para desenvolvedores que queiram construir e desenvolver suas próprias plataformas de bate-papo. Acesse Rocket.chat e conheça mais.
-
Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender
Assine grátis. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!
-
Assine ao Podcast Grátis
Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.