Gestão de Pessoas e Negócios na Era Digital com Laura Widal | LW Consultoria (E030)

E030 Laura Widal | LW Consultoria - Gestão de Pessoas para Negócios na Era Digital

André Piazza entrevista Laura Widal: empresária e mãe. Após trajetória em RH de grandes empresas, consolidada como executiva de RH da Raízen, fundou a Laura Widal Consultoria para Transformação de Pessoas & Negócios, com foco em mudança para a era digital e a nova economia. Coach profissional, Laura tem formação em Administração e pós-graduação em Estratégia.


Ouça Este Episódio

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas acima para escutá-lo.


Assine Grátis ao Podcast:   Octanage no Spotify   Octanage no Deezer       Octanage no Apple Podcasts   

Escuta Ativa: Descobrindo a Alma dos Negócios da Economia Digital

Laura, qual é sua maior competência? A leitura de cenário. Consigo interagir com pessoas, líderes e executivos, e obter um diagnóstico rápido sobre o negócio, os principais gatilhos e alavancas, e como as pessoas ajudam o negócio a obter resultados.

O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre a leitura de cenário? O primeiro passo para ler cenários é ouvir – a escuta ativa: conseguir dar foco e 100% de atenção àquilo que o seu interlocutor está falando. Depois, a empatia: tentar se colocar no lugar daquela pessoa para entender o contexto dela para tirar o melhor daquela interação.

'Para ler cenários, primeiro é preciso Escuta Ativa: dar 100% de atenção àquilo que o seu interlocutor está falando.' por @lwidal #MulherEmpreendedora #Executiva Twittar

Qual o problema que a sua empresa de consultoria resolve? Ajudamos as empresas a se adaptarem à era digital e à nova economia.

Qual o seu pior momento como empreendedora? Entender o modelo de negócios da minha empresa: trabalhar a sazonalidade num negócio de consultoria.

Como isso transformou a Laura, como gestora? Abrir um negócio ampliou muito o meu escopo da minha atuação: pensar no marketing, na área financeira, vender, e ainda assim, entregar conceitos e técnicas para os nossos projetos.

'Para ler cenários, tb é preciso empatia: se colocar no lugar daquela pessoa para entender o contexto e tirar o melhor daquela interação' por @lwidal #MulherEmpreendedora #Executiva Twittar

Uma Gestora Madura: Consciente do seu Valor e do Impacto para seus Clientes

O que se pode fazer para inspirar mais empreendimentos no Brasil baseado nos valores da sua empresa: diversidade, autonomia e atingimento do pleno potencial humano? Saber o que estamos buscando, e o valor que entregamos para a sociedade, economia, e para os nossos clientes. Às vezes temos o receio de posicionar a empresa em torno daquilo que ela realmente entrega. É preciso valorizar e precificar o próprio trabalho para que o cliente possa valorizar também. Para trabalhar a diversidade, é preciso estar muito aberto à ouvir e a construir junto com outros, tendo muita clareza nos valores que você quer entregar.

O que se pode fazer para inspirar mulheres para a revolução empreendedora? Tudo começa pelo modelo mental. É preciso olhar as possibilidades de uma forma menos binária: fazer uma coisa ou outra, e procurar caminhos e alternativas para conciliar ou pelo menos equilibrar os diversos papéis que temos na vida. O empreendedorismo possibilita isso às mulheres: fazer escolhas dos momentos que ela escolhe viver.

O que mudou da Laura que iniciou a sua consultoria para a Laura de hoje, quatro anos depois? Hoje sou muito mais confiante em conversar com o cliente, de entender o que já entregamos de qualidade de projeto, qual o valor disso, e como de fato ajudamos as empresas.

'Sou muito mais segura no processo de venda até entrega e relacionamento com o cliente por maturidade, por idade, e por ter rodado por muitas empresas.' por @lwidal #MulherEmpreendedora #Executiva Twittar


Jogo Rápido: Mentalidade Empreendedora de uma Gestora de Pessoas na nova economia

  • Laura, o que lhe inspirou a empreender? A possibilidade de equilibrar papéis e a ter mais flexibilidade na minha vida.
  • Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Estar perto do meu filho me dá energia para qualquer desafio.
  • O que você como empreendedora não pode viver sem? Sem estudos: buscar referências, aprender constantemente, e melhorar.
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Tive vários mentores! Procuro olhar para quem está próximo de mim e achar aquilo que eles fazem de bom e diferente, e pensar: como pego uma pitada disso para a minha vida?
  • Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: WhatsApp, pela proximidade da troca imediata.
  • Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. O seriado Suits, que mostra a habilidade da negociação e o jogo político por trás.
  • Qual a mensagem para as mulheres que querem transformar sonhos em realidades? É possível. Somos capazes! Se cada uma fizer a sua parte e ocupar os espaços profissionais
  • Artista que você tenha escutado recentemente: a palestra da Anitta em Harvard. Tirei excelentes lições dessa entrevista! Uma profissional da nova economia, que coloca o cliente no centro, produz aquilo que as pessoas querem ouvir, lidera a sua equipe, e utiliza as mídias sociais como ninguém.
  • Hoje, Laura, pelo que você é mais entusiasmada? O que te motiva a continuar sua carreira empreendedora? Ajudar o nosso país a ser um lugar melhor: mais produtivo, com as pessoas mais bem preparadas, com discernimento para fazer boas escolhas.
  • Dica de desenvolvimento pessoal para os nossos ouvintes: Invista em você, olhando para dentro, ganhando autoconsciência: ter o autoconhecimento para mapear e conhecer seus pontos fortes e fracos, entender as suas emoções, e gerenciá-las para entregar resultados. Não é nada trivial! Atingiremos a plenitude disso lá ao final da vida.

'Invista em autoconsciência: ter o autoconhecimento para mapear e conhecer seus pontos fortes e fracos, entender as suas emoções, e gerenciá-las para entregar resultados' por @lwidal #MulherEmpreendedora #Executiva Twittar

Recursos Mencionados na Entrevista

  • Livros

Acesse a lista completa de livros mencionados nos episódios na Biblioteca Octanage
  • Vídeos

Acesse a playlist de vídeos mencionados nos episódios na Playlist Octanage (em breve)
Palestra da Anitta em Harvard
If Russ Ackoff had given a TED Talk
Systems Thinking Speech by Dr. Russell Ackoff
Gestão da Complexidade e Soluções Sistêmicas nas Organizações” por Eduardo Carmello

Conecte com a Laura nas Redes Sociais

Laura Widal (LW Consultoria) é empresária e mãe. Após trajetória em RH de grandes empresas, consolidada como executiva de RH da Raízen, fundou a Laura Widal Consultoria para Transformação de Pessoas & Negócios, com foco em mudança para a era digital e a nova economia. Coach profissional, Laura tem formação em Administração e pós-graduação em Estratégia. Converse e conecte diretamente com a Laura na Comunidade Octanage.


A Cada Semana um Novo Episódio

de Sabedoria e Inspiração para Empreender

Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage


Assine Grátis ao Podcast

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
Assine Octanage Podcast no AndroidAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

Patrocina Este Episódio

Rocket.Chat Logo no Octanage

Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


 

Deixe um comentário