HealthTech + Inteligência Artificial: Criando um Estilo de Vida Saudável com Leonardo Gross | Suisse Life Science (E018)

E018 Leonardo Gross - Suisse Life Science - São Paulo Londres - Octanage PodCast

Neste episódio, Vinícius Fachinetto entrevista Leonardo Gross: entusiasta do estilo de vida saudável, com mais de 17 anos de experiência na área da saúde. Atualmente é CEO da Suisse Life Science para América do Sul, uma empresa baseada em Londres com a missão de integrar tecnologias inteligentes no estilo de vida das pessoas. Co-fundador e curador do Blog de Saúde Digital e mentor dos Programas de Startups e Empresas de Base Tecnológica do Sebrae/SP. É formado em Marketing, com MBA em Gestão pela FGV e Ohio University.

 

Assine Grátis ao Podcast no Apple Podcasts | Android

 

  • Escute o Episódio ⇲

 

  • Momentos Marcantes da Entrevista

    • “Me defino como um sonhador irreversível.”
    • “Empodero o usuário a tomar responsabilidade para cuidar da própria saúde, aliviando o sistema de saúde.”
    • “A frustração é uma companheira mordaz, de todas as horas. Os empreendedores precisam estar preparados para a frustração.”
    • “Pivotar é preciso!”
    • “Quando precisei me reinventar, compreendi que somos muito melhores do que imaginamos.”
    • “Tenha foco. Construa uma casa de cada vez. Foco é dizer não. Concentre-se no que realmente importa.”
    • “Aprendi muito com uma mulher negra, que nasceu muito pobre, entrou como subcontratada na IBM sem nem entender o que significava a palavra tecnologia. Ao longo de 30 anos, desenvolveu uma carreira brilhante, pautada na ética. No aniversário de 100 anos da IBM, ela foi convidada para palestrar como inspiração para outras mulheres negras que trabalham em tecnologia. Essa mulher é a minha mãe!”
    • “Você é muito mais capaz do que você pensa.”
    • “Não basta só fazer o seu melhor. Você precisa exceder seus limites.”
    • “Seu corpo é seu templo. Para exceder seus limites, você precisa cuidar muito bem dele.”

 

  • Dicas e Aprendizados

    • Leonardo, qual é sua maior competência? Ser visionário: ter ideias consideradas impossíveis. Sempre quis desafiar a Lei das Impossibilidades.
    • O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre ser visionário? Desenvolver o conhecimento e relacionamentos. Da união desses dois nasce o poder de empreender. O conhecimento faz com que o empreendedor seja capaz de se tornar aquilo que ele planejou; os relacionamentos ampliam as possibilidades e a capacidade de agregar valor e resultados ao ambiente.
    • Falando em relacionamentos: como você chegou à posição de CEO da Suisse Life Science? Sempre busquei a inovação como diferencial para o meu negócio, sempre voltado para soluções menos traumáticas para o paciente, com inclinação ao preventivo e técnicas minimamente invasivas. Estudei a regeneração tecidual biológica, que utiliza as próprias células do paciente- você é o seu próprio remédio. Percebi que passamos uma boa parte da vida enfermos e que podemos prevenir o desdobramento disso em doenças crônicas. Foi aí que encontrei a Suisse Life Science. Quando o conheci, disse ao fundador na Suíça que juntos nós poderíamos criar coisas maravilhosas do outro lado do oceano.
    • Qual o problema que a Suisse Life Science resolve? A saúde pública tem problemas de ordem sistêmica: vamos muito ao médico, consumimos muito remédio, fazemos pouca atividade física, e nos alimentamos muito mal. Temos vida muito ocupadas e acabamos negligenciando a própria saúde, e isso onera o sistema de saúde. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem mais de 32 milhões de atendimentos por ano. É como se toda a população da cidade fosse 3 vezes ao médico para se consultar. Quando mudamos o nosso comportamento, mudamos a nossa história. Com o avanço da ciência, pudemos identificar a predisposição dos genes a doenças, e que os hábitos interferem na expressão dos nossos genes. Nesse contexto, A Suisse Life Science entra com a inteligência artificial que traduz informação genômica para o usuário de forma simples quais os alimentos, exercícios e suplementos para ter respostas mais ativas. Empoderamos o usuário a tomar responsabilidade para cuidar da própria saúde, aliviando o sistema de saúde.
    • Qual o seu pior momento como empreendedor? Observo que para me desenvolver como uma pessoa de negócios bem-sucedida, passamos por três fases: frustração, receptividade e agressividade. A frustração é uma companheira mordaz, de todas as horas. Os empreendedores precisam estar preparados para a frustração; às vezes o empreendedorismo de palco oculta a existência da frustração. No meu primeiro negócio o momento mais difícil, para o qual não estava preparado, foi quando uma das três maiores seguradoras de saúde escolheram apenas seis fornecedores para atender a todo o Brasil com produtos similares ao meu. Essa três seguradoras correspondiam a mais de 80% do meu faturamento.
    • Qual a grande lição desse momento? Como você fez pra superar? Pivotar é preciso! Pivotei tarde. É preciso ter consciência de que o pivot não deve ser algo simplesmente reativo. É preciso estar atento ao mercado, concorrentes e clientes para poder detectar novas oportunidades de crescimento e garantir a saúde da sua empresa. Nós enxugamos as lágrimas, reduzimos a estrutura, percebemos o que fazíamos de melhor e nos tornamos operadores logísticos destes outros players, porque éramos muito bons em atender operacionalmente nossos clientes devido a nossa capacidade técnica e investimento em treinamento da equipe.
    • Você perdeu tudo, menos o seu conhecimento e experiência. Quase tudo. Você tem mil reais. O que você faria nos próximos 7 dias para se reerguer? Passei por algo parecido com isso. Precisei me reinventar. Entendi que somos muito melhores do que imaginamos. Investiria esse tempo e esse dinheiro em relacionamentos! Construindo pontes. Foi assim que cheguei à Suisse Life Science. Além disso, investiria em conhecimento.

 

  • Jogo Rápido

    • O que lhe inspirou a empreender? Aos 10 anos, abri o meu primeiro negócio informal. Aos 12 anos já organizava festa paga para mais de 200 pessoas. Aos 13 anos, virei camelô de rua para juntar grana para passar as férias na praia. Sempre fui inspirado a empreender desde muito cedo!
    • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Tenha foco. Construa uma casa de cada vez. Foco é dizer não. Concentre-se no que realmente importa.
    • Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Alimentação de verdade, suplementação personalizada que atendam às minhas necessidades a nível celular e exercícios frequentes.
    • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Aprendi muito com os meus sócios, e também com uma mulher negra, que nasceu muito pobre, entrou como subcontratada na IBM sem nem entender o que significava a palavra tecnologia. Ao longo de 30 anos, desenvolveu uma carreira brilhante, pautada na ética. No aniversário de 100 anos da IBM, ela foi convidada para palestrar como inspiração para outras mulheres negras que trabalham em tecnologia. Essa mulher é a minha mãe!
    • O que você como empreendedor não pode viver sem? Cuidar da alma e do corpo: Deus. Na crença de que existe um ser Superior que nos fez e nos ama. E A minha roupa de treino.
    • Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: Zoom para se conectar com equipes; o Asana para criar tarefas, projetos, e evitar procrastinação.
    • Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. A lista é longa! Livros: “Supergenes. Ative o Extraordinário Poder do Seu DNA Para Ter Mais Saúde e Bem- Estar, do Deepak Chopra; “De Zero a Um. O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício, do Peter Thiel; “Sonho Grande, da Cristiane Correa, que conta a história do trio Jorge Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira; “A Estratégia do Oceano Azul, da W. Chan Kim. Filmes: “Fome de Poder” – a história dos irmãos McDonalds  e “Walt Antes do Mickey”. Gosto também da revista Wired, da Perestroika, do Singularity University, do John Berardi do PrecisionNutrition e do Tony Robbins. Todos são inspiracionais!
    • Qual a última palavra que você pesquisou no Google: “Ecossistema de Startups no Brasil”
    • Quem foi a última pessoa com quem você conversou: minha esposa.  
    • Artista que você tenha escutado recentemente: Amy Winehouse.
    • Último vídeo que você assistiu no YouTube: TEDx, escuto enquanto trabalho.
    • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar sua carreira empreendedora? Quero genuinamente tornar o mais fácil possível para indivíduos de todas as idades assumir um papel mais ativo no gerenciamento de sua saúde. É simples, é fácil e é possível. Mais que empreender, quero deixar um legado.
    • Dica de ouro para os nossos ouvintes: Você é muito mais capaz do que você pensa. Não basta só fazer o seu melhor. Você precisa exceder seus limites. Seu corpo é seu templo. Para exceder seus limites, você precisa cuidar muito bem dele. Portanto, preserve-o e descubra como pode colocar um melhor combustível na sua Ferrari.

 

 

  • Conecte com o Leonardo nas Redes Sociais

    E018 Leonardo Gross - Suisse Life Science - São Paulo Londres - Octanage PodCastLeonardo Gross (Suisse Life Science) é entusiasta do estilo de vida saudável, com mais de 17 anos de experiência na área da saúde. Atualmente é CEO da Suisse Life Science para América do Sul, uma empresa baseada em Londres com a missão de integrar tecnologias inteligentes no estilo de vida das pessoas. Co-fundador e curador do Blog de Saúde Digital e mentor dos Programas de Startups e Empresas de Base Tecnológica do Sebrae/SP. É formado em Marketing, com MBA em Gestão pela FGV e Ohio University.. Converse e conecte diretamente com o Leonardo na Comunidade Octanage.
    Leonardo Gross Suisse Life Science
    LinkedIn Instagram
    Instagram Facebook
    • na Comunidade Octanage YouTube

 

  • Patrocinadores

    Rocket.Chat – é uma plataforma de chat open source criado em 2015. Utilizado, principalmente, por empresas e organizações nacionais e internacionais, hoje o Rocket.Chat já está instalado em mais de 100 mil servidores, e com mais de 10 milhões de usuários.
    
    É uma ótima solução para as comunidades e as empresas que desejam hospedar o seu próprio serviço de chat ou para desenvolvedores que queiram construir e desenvolver suas próprias plataformas de bate-papo. Acesse Rocket.chat e conheça mais.

  • Entrevistas e Dicas Práticas para Empreender

Assine grátis. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage

 

  • Assine ao Podcast Grátis

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes      Assine Octanage Podcast no Android

 

Deixe um comentário