Neste episódio, Vinícius Fachinetto entrevista Taciana Mello: publicitária e marketeira, construiu uma bem sucedida carreira profissional em multinacionais até resolver buscar outros caminhos. Hoje a frente do projeto The Girls on the Road, prefere ser reconhecida como “caçadora de inspiração”, perseguindo histórias mundo afora que demonstram a força e impacto do empreendedorismo feminino.
Ouça Este Episódio
Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas acima para escutá-lo.
Assine Grátis ao Podcast: |
Empatia como Forma de Inspirar Mulheres a Tomar Ação Empreendedora
Taciana, qual é sua maior competência? Nesses dois anos de estrada, aprendi a escutar com a intenção de entender, de me colocar no lugar da outra pessoa. A capacidade de escutar é tão importante como saber se posicionar. É uma arte.
O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre o escutar com a intenção de empatizar? Faça uma auto-reflexão com humildade: entenda que você não tem todas as respostas, e pratique a empatia. Tendemos a enxergar as situações com a nossa perspectiva; construímos o mundo a partir das nossas experiências. Faça o exercício consciente de se colocar no lugar da outra pessoa, entender a experiência de vida dessa pessoa, e extrair um aprendizado para a sua própria história. Você se torna uma pessoa, profissional e empreendedor melhor porque ganha um repertório muito maior.
'Mantenha uma mente curiosa, de criança, que permite um aprendizado contínuo.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar
Estudos de Caso de Empreendedoras de Sucesso
Qual o problema que o projeto The Girls On The Road resolve? Fazer com que as mulheres que querem empreender acreditem que é possível. As mulheres não vêem outras mulheres empreendendo, e acabam acreditando que empreender é algo exclusivo do universo masculino. A solução é contar histórias: mostrar como empreendedoras ao redor do mundo tem empreendido, nos mais diferentes ambientes e culturais, enfrentando dificuldades e obstáculos.
'Meu objetivo é fazer com que as mulheres que querem empreender acreditem que é possível.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar
Fale mais sobre os objetivos e resultados do projeto The Girls On The Road.
Eu e a Fernanda, minha sócia, entrevistamos 334 mulheres no período de 15 meses, de Julho de 2016 a Outubro 2017, em 24 países, nos 5 continentes. Nosso objetivo é de montar documentário e escrever um livro conciliando Inspiração e Ação para as mulheres iniciarem no caminho do empreendedorismo. Escolhemos os países por relevância com esse objetivo: diversidade e representatividade. Fomos em culturas em que as mulheres empreendedoras estão mais estabelecidas, com forte atuação, até lugares com praticamente nenhuma atuação, com graus de desenvolvimento econômico e disponibilidade de recursos variados.
Inspiração é fundamental mas não pode andar sozinha: queremos oferecer primeiros passos e opções para as mulheres que querem perseguir o caminho do empreendedorismo.
O livro vai ser lançado em Setembro 2018, e o documentário em uma data a ser definida no 2o semestre de 2018.
Países visitados:
- Américas: EUA, Canadá, México, Chile, Brasil e Cuba
- Oceania: Austrália e Nova Zelândia
- Europa: Portugal, Rússia, Alemanha, Noruega e França
- Oriente Médio: Jordânia, Líbano e Israel/Palestina
- Ásia: Japão, China, Coréia do Sul, Cingapura, Malásia e Índia
- África: Quênia e Ruanda
Qual o seu momento mais difícil como empreendedora? Quando duvidamos da nossa própria capacidade de realização. Eu e a Fernanda nos lançamos em áreas nas quais não tínhamos o menor conhecimento: cinema, filme, equipamento de gravação, entrevistas.
Qual a grande lição desse momento? Como você fez pra superar? Não tivemos medo de aprender algo do zero. Não temos conhecimento? Então vamos atrás! No primeiro momento, congelei; em seguida, me dei conta: eu tenho a capacidade de correr atrás. Hoje não faltam recursos para aprender o que é necessário. A gente conseguiu!
As Dificuldades Relatadas por Empreendedoras ao Redor do Mundo
Quais os maiores desafios das mulheres empreendedoras ao redor do mundo? É difícil desenvolver uma ideia, conseguir investimentos. Paciência e resiliência são o básico para empreender. Se você não tiver isso, a vida fica infinitamente mais complicada. Isso vale tanto para homens como mulheres. As mulheres enfrentam adversidades adicionais, por exemplo, sexismo e misoginia no processo de levantamento de recursos financeiros. Estudos demonstram que o investidores são muito mais exigentes no questionamento quando entrevistam uma mulher.
Na Austrália, escutei essa comparação: investidor avaliando empreendedor: que estilo de empreendedor ele é? Investidor avaliando empreendedora: será que ela consegue empreender?
No Brasil, China, Estados Unidos, Cuba, Portugal, Rússia, Quênia, ou Índia… os desafios para a mulher são os mesmos. O que muda é a intensidade e os recursos disponíveis para superá-los. Algumas mulheres atingem resultados fantásticos, e é isso que é preciso falar: assim transformamos o ambiente empreendedor ao nosso redor.
'Inspiro mulheres a empreender através de histórias: como mulheres ao redor do mundo tem empreendido, nos mais diferentes ambientes e culturais, enfrentando dificuldades e obstáculos.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar
O Surgimento e as Motivações do Empreendedorismo Feminino: Oportunidade ou Necessidade?
Se não mudarmos os argumentos, não vamos mudar as narrativas. A mulher não empreende apenas por necessidade. Todos temos sensibilidade à oportunidades, e essa é a origem de muitos empreendimentos liderados por mulheres. As mulheres não são menos ambiciosas, ou avessas ao risco, como se tem afirmado no passado. A realidade é que elas definem sucesso nos seus próprios termos! Entender isso é fundamental para cada um de nós termos uma jornada empreendedora mais satisfatória.
O Impacto Econômico e Desdobramentos do Empreendedorismo Feminino
O lado bastante positivo é que, independente dessas dificuldades, as mulheres estão seguindo o caminho empreendedor. Essa é a mensagem que The Girls On The Road quer entregar: as dificuldades para a mulher são reais e visíveis, mas ela não se apega a isso para deixar de empreender.
Os 4 países em que as mulheres empreendem tanto ou mais que os homens: Brasil, México, Indonésia e Vietnã (Dados do Global Entrepreneurship Monitor) por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar
Qual a importância de atrair mais mulheres para economia? Estudo da consultoria McKinsey demonstra que se houvesse paridade econômica entre homens e mulheres, teríamos um incremento de 12 trilhões de dólares na economia global até 2025 – isso é o equivalente a economia da China.
Jogo Rápido com uma Caçadora de Inspiração
- Taciana, o que lhe inspirou a empreender? Provocar e contribuir para a mudança na realidade do empreendedorismo feminino.
- Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Peça ajuda, pergunte. As pessoas estão sempre dispostas a ajudar, é só perguntar!
- Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Leitura.
- O que você como empreendedora não pode viver sem? Podcasts: uma fonte de conhecimento ainda pouco explorada, fundamental. O que aprendi escutando podcasts… deixo a dica para quem quer começar a empreender: escutar a história de empreendedores em podcasts dos mais variados. How I Built This com Guy Raz, contando histórias sensacionais de empreendedores, desmistificando o empreendedorismo para o que é de fato.
- Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. Livro: “Perdendo Minha Virgindade” por Richard Branson.
- Artista que você tenha escutado recentemente: Sou velha guarda, escuto Bossa Nova, que inclusive foi inspiração durante o projeto.
- Último vídeo que você assistiu no YouTube: Entrevista do técnico Tite durante a Copa – acho ele super centrado, sou grande fã dele.
- Dica de ouro para as empreendedoras: Comece. Decida dar o primeiro passo.
'Mulher Empreendedora: Comece. Decida dar o primeiro passo.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar
Recursos Mencionados na Entrevista
-
Livros
- Relatório sobre Empreendedorismo Global: Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
- Estudo da McKinsey sobre o Impacto da Paridade de Gênero na Economia Global
- Podcast: How I Built This com Guy Raz
- Taciana Mello na Comunidade Octanage
-
Vídeos
Conecte com a Taciana nas Redes Sociais
- Taciana Mello: no LinkedIn, Instagram, Facebook e na Comunidade Octanage
- The Girls on the Road: website, Instagram, e no Facebook
A Cada Semana um Novo Episódio
de Sabedoria e Inspiração para Empreender
Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!
Assine Grátis ao Podcast
Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.
Patrocina Este Episódio