A Força e o Impacto do Empreendedorismo Feminino no Brasil e no Mundo com Taciana Mello | The Girls on the Road (E029)

Neste episódio, Vinícius Fachinetto entrevista Taciana Mello: publicitária e marketeira, construiu uma bem sucedida carreira profissional em multinacionais até resolver buscar outros caminhos. Hoje a frente do projeto The Girls on the Road, prefere ser reconhecida como “caçadora de inspiração”, perseguindo histórias mundo afora que demonstram a força e impacto do empreendedorismo feminino.


Ouça Este Episódio

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas acima para escutá-lo.


Assine Grátis ao Podcast:   Octanage no Spotify    Octanage no Deezer       Octanage no Apple Podcasts   

Empatia como Forma de Inspirar Mulheres a Tomar Ação Empreendedora

Taciana, qual é sua maior competência? Nesses dois anos de estrada, aprendi a escutar com a intenção de entender, de me colocar no lugar da outra pessoa. A capacidade de escutar é tão importante como saber se posicionar. É uma arte.

O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre o escutar com a intenção de empatizar? Faça uma auto-reflexão com humildade: entenda que você não tem todas as respostas, e pratique a empatia. Tendemos a enxergar as situações com a nossa perspectiva; construímos o mundo a partir das nossas experiências. Faça o exercício consciente de se colocar no lugar da outra pessoa, entender a experiência de vida dessa pessoa, e extrair um aprendizado para a sua própria história. Você se torna uma pessoa, profissional e empreendedor melhor porque ganha um repertório muito maior.

'Mantenha uma mente curiosa, de criança, que permite um aprendizado contínuo.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar

Estudos de Caso de Empreendedoras de Sucesso

Qual o problema que o projeto The Girls On The Road resolve? Fazer com que as mulheres que querem empreender acreditem que é possível. As mulheres não vêem outras mulheres empreendendo, e acabam acreditando que empreender é algo exclusivo do universo masculino. A solução é contar histórias: mostrar como empreendedoras ao redor do mundo tem empreendido, nos mais diferentes ambientes e culturais, enfrentando dificuldades e obstáculos.

'Meu objetivo é fazer com que as mulheres que querem empreender acreditem que é possível.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar

Fale mais sobre os objetivos e resultados do projeto The Girls On The Road.

Eu e a Fernanda, minha sócia, entrevistamos 334 mulheres no período de 15 meses, de Julho de 2016 a Outubro 2017, em 24 países, nos 5 continentes. Nosso objetivo é de montar documentário e escrever um livro conciliando Inspiração e Ação para as mulheres iniciarem no caminho do empreendedorismo. Escolhemos os países por relevância com esse objetivo: diversidade e representatividade. Fomos em culturas em que as mulheres empreendedoras estão mais estabelecidas, com forte atuação, até lugares com praticamente nenhuma atuação, com graus de desenvolvimento econômico e disponibilidade de recursos variados.

Inspiração é fundamental mas não pode andar sozinha: queremos oferecer primeiros passos e opções para as mulheres que querem perseguir o caminho do empreendedorismo.

O livro vai ser lançado em Setembro 2018, e o documentário em uma data a ser definida no 2o semestre de 2018.

Países visitados:

  • Américas: EUA, Canadá, México, Chile, Brasil e Cuba
  • Oceania: Austrália e Nova Zelândia
  • Europa: Portugal, Rússia, Alemanha, Noruega e França
  • Oriente Médio: Jordânia, Líbano e Israel/Palestina
  • Ásia: Japão, China, Coréia do Sul, Cingapura, Malásia e Índia
  • África: Quênia e Ruanda

Qual o seu momento mais difícil como empreendedora? Quando duvidamos da nossa própria capacidade de realização. Eu e a Fernanda nos lançamos em áreas nas quais não tínhamos o menor conhecimento: cinema, filme, equipamento de gravação, entrevistas.

Qual a grande lição desse momento? Como você fez pra superar? Não tivemos medo de aprender algo do zero. Não temos conhecimento? Então vamos atrás! No primeiro momento, congelei; em seguida, me dei conta: eu tenho a capacidade de correr atrás. Hoje não faltam recursos para aprender o que é necessário. A gente conseguiu!


As Dificuldades Relatadas por Empreendedoras ao Redor do Mundo

Quais os maiores desafios das mulheres empreendedoras ao redor do mundo? É difícil desenvolver uma ideia, conseguir investimentos. Paciência e resiliência são o básico para empreender. Se você não tiver isso, a vida fica infinitamente mais complicada. Isso vale tanto para homens como mulheres. As mulheres enfrentam adversidades adicionais, por exemplo, sexismo e misoginia no processo de levantamento de recursos financeiros. Estudos demonstram que o investidores são muito mais exigentes no questionamento quando entrevistam uma mulher.

Na Austrália, escutei essa comparação: investidor avaliando empreendedor: que estilo de empreendedor ele é? Investidor avaliando empreendedora: será que ela consegue empreender?

No Brasil, China, Estados Unidos, Cuba, Portugal, Rússia, Quênia, ou Índia… os desafios para a mulher são os mesmos. O que muda é a intensidade e os recursos disponíveis para superá-los. Algumas mulheres atingem resultados fantásticos, e é isso que é preciso falar: assim transformamos o ambiente empreendedor ao nosso redor.

'Inspiro mulheres a empreender através de histórias: como mulheres ao redor do mundo tem empreendido, nos mais diferentes ambientes e culturais, enfrentando dificuldades e obstáculos.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar

O Surgimento e as Motivações do Empreendedorismo Feminino: Oportunidade ou Necessidade?

Se não mudarmos os argumentos, não vamos mudar as narrativas. A mulher não empreende apenas por necessidade. Todos temos sensibilidade à oportunidades, e essa é a origem de muitos empreendimentos liderados por mulheres. As mulheres não são menos ambiciosas, ou avessas ao risco, como se tem afirmado no passado. A realidade é que elas definem sucesso nos seus próprios termos! Entender isso é fundamental para cada um de nós termos uma jornada empreendedora mais satisfatória.

O Impacto Econômico e Desdobramentos do Empreendedorismo Feminino

O lado bastante positivo é que, independente dessas dificuldades, as mulheres estão seguindo o caminho empreendedor. Essa é a mensagem que The Girls On The Road quer entregar: as dificuldades para a mulher são reais e visíveis, mas ela não se apega a isso para deixar de empreender.

Os 4 países em que as mulheres empreendem tanto ou mais que os homens: Brasil, México, Indonésia e Vietnã (Dados do Global Entrepreneurship Monitor) por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar

Qual a importância de atrair mais mulheres para economia? Estudo da consultoria McKinsey demonstra que se houvesse paridade econômica entre homens e mulheres, teríamos um incremento de 12 trilhões de dólares na economia global até 2025 – isso é o equivalente a economia da China.

Jogo Rápido com uma Caçadora de Inspiração

  • Taciana, o que lhe inspirou a empreender? Provocar e contribuir para a mudança na realidade do empreendedorismo feminino.
  • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Peça ajuda, pergunte. As pessoas estão sempre dispostas a ajudar, é só perguntar!
  • Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Leitura.
  • O que você como empreendedora não pode viver sem? Podcasts: uma fonte de conhecimento ainda pouco explorada, fundamental. O que aprendi escutando podcasts… deixo a dica para quem quer começar a empreender: escutar a história de empreendedores em podcasts dos mais variados. How I Built This com Guy Raz, contando histórias sensacionais de empreendedores, desmistificando o empreendedorismo para o que é de fato.  
  • Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. Livro: “Perdendo Minha Virgindade” por Richard Branson.
  • Artista que você tenha escutado recentemente: Sou velha guarda, escuto Bossa Nova, que inclusive foi inspiração durante o projeto.
  • Último vídeo que você assistiu no YouTube: Entrevista do técnico Tite durante a Copa – acho ele super centrado, sou grande fã dele.
  • Dica de ouro para as empreendedoras: Comece. Decida dar o primeiro passo.

'Mulher Empreendedora: Comece. Decida dar o primeiro passo.' por @girls_ontheroad #MulherEmpreendedora Twittar

Recursos Mencionados na Entrevista

  • Livros

Acesse a lista completa de livros mencionados nos episódios na Biblioteca Octanage
Perdendo Minha Virgindade” por Richard Branson
  • Vídeos

Acesse a playlist de vídeos mencionados nos episódios na Playlist Octanage (em breve)
Os números não enganam por Fernanda Moura e Taciana Mello | TEDxFCTUNL
TV Cultura: O crescimento do empreendedorismo feminino no mundo
Época Negócios Direto do WebSummit em Lisboa 2018
[facebook url=”https://www.facebook.com/epocanegocios/videos/direto-do-web-summit-conversamos-com-taciana-mello-e-fernanda-moura-do-projeto-t/10155551742195465/”]

 


Conecte com a Taciana nas Redes Sociais

Taciana Mello (The Girls on the Road) é publicitária e marketeira, construiu uma bem sucedida carreira profissional em multinacionais até resolver buscar outros caminhos. Hoje a frente do projeto The Girls on the Road, prefere ser reconhecida como “caçadora de inspiração”, perseguindo histórias mundo afora que demonstram a força e impacto do empreendedorismo feminino. Converse e conecte diretamente com a Taciana na Comunidade Octanage.


A Cada Semana um Novo Episódio

de Sabedoria e Inspiração para Empreender

Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage


Assine Grátis ao Podcast

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
Assine Octanage Podcast no AndroidAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

Patrocina Este Episódio

Rocket.Chat Logo no Octanage

Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


 

Deixe um comentário