O Poder da Rede de Relacionamentos com Fred Silveira | Meeting Educacional de Marketing e Finanças (E031)

E030 Laura Widal | LW Consultoria - Gestão de Pessoas para Negócios na Era Digital

Vinícius Fachinetto entrevista Fred Silveira: um gaúcho apaixonado por Recife e construtor de redes de relacionamentos. Teve participação e criação de diversos negócios nos ramos automotivo, gastronômico e de consultoria. Atualmente, atua no ramo da educação como palestrante, professor, escritor e consultor. Fred é formado em Administração de Empresas pela PUCRS, e com MBA em Gestão de Vendas pela Unisinos.


Ouça Este Episódio

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas acima para escutá-lo.


Assine Grátis ao Podcast:   Octanage no Spotify   Octanage no Deezer       Octanage no Apple Podcasts   

Construindo Redes Fortes de Relacionamento

Fred, qual é sua maior competência?

Poder de construção de rede de relacionamentos. É um ativo que não tem preço. Não apenas ter uma rede de contatos, mas algo que seja parte da sua construção de pessoa.

Qual o problema que o Meeting Educacional de Marketing e Finanças resolve?

A queda do FIES em 2014 me fez ver como Marketing e Finanças de uma instituição educacional precisam andar juntos, e passei a cobrar a minha equipe de vendas a ter um discurso que abordasse ambas os ramos. Tivemos grande sucesso com essa abordagem: passamos de 28 para 160 instituições conveniadas. Em parceria com diversas organizações, incluindo o Clube do Marketing em Recife, o Overdrives, montamos um evento com painéis, debates, discussões e palestras para construir alternativas conjuntas de Marketing e Finanças para superar o momento desafiador: número de matrículas caindo, e inadimplência crescente. Queremos entregar um caminho: alternativas sustentáveis para estudantes e instituições para superar esse momento difícil do Ensino Superior.

Qual o seu pior momento como empreendedor?

O dia da abertura do meu primeiro empreendimento, abrindo uma casa de empanadas argentinas em Porto Alegre, a Doca Pastéis. Superamos várias dificuldades naquele 15 de Setembro de 2017: foi um caos. Veio muito mais gente do que esperado para a inauguração, muita gente saiu sem pagar, e perdemos muita grana.

Qual a grande lição desse momento? Como você fez pra superar?

A capacidade de me moldar às intempéries, ter esse jogo de cintura para encontrar soluções em situações de caos.


Jogo Rápido com um Palestrante e Gestor de Equipes de Vendas

  • O que lhe inspirou a empreender? A possibilidade de transformar a vida das pessoas com atitudes reais.

'O Empreendedorismo é o que move o mundo. A mente empreendedora é a responsável por trazer as invenções que mudaram a história da nossa sociedade' #MentalidadeEmpreendedora #Empreendedorismo Twittar

  • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Existem momentos da vida em que é preciso calar a boca e trabalhar, sem ponderar muito, discutir ou entender. Baixar a cabeça e produzir.

'O feito é melhor que o perfeito' #MentalidadeEmpreendedora #Empreendedorismo Twittar

  • Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Elencar as tarefas do dia; fazer um balanço do que foi feito no dia anterior; e planejar o meu dia.

'Como empreendedor com grande capacidade de improviso, desenvolvi ferramentas que não me deixam apenas na mão do improviso #MentalidadeEmpreendedora #Empreendedorismo Twittar

  • O que você como empreendedor não pode viver sem? Celular. Por exemplo, uso o Calendário Business para planejar o meu dia.
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Meu pai, que perdeu o pai aos nove anos, estudou tanto quanto possível mas tem uma cultura incrível e construiu uma empresa, a Borrachas Farrapos, e com garra e visão manteve o empreendimento até hoje.
  • Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. Livro: “O Poder da Ação” do Paulo Vieira. Filme: “Fome de Poder”, ambos com o conceito da ação bem claros para empreendedores.
  • Artista que você tenha escutado recentemente: Samba e MPB: João Gilberto, Tom Jobim, Elis Regina.
  • Último vídeo que você assistiu no YouTube: “The Golden Circle” do Simon Sinek
  • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar sua carreira empreendedora? A força e o impacto da educação no dia-a-dia: acessar bons conteúdos, ler bons livros, e a inspirar e impulsionar pessoas.
  • Dica de ouro para os nossos ouvintes:

'Acredite naquilo que você faz, porque esse é o combustível que faz com que as coisas aconteçam' #MentalidadeEmpreendedora #Empreendedorismo Twittar

Recursos Mencionados na Entrevista

  • Livros

Acesse a lista completa de livros mencionados nos episódios na Biblioteca Octanage
O Poder da Ação” por Paulo Vieira
  • Vídeos

Acesse a playlist de vídeos mencionados nos episódios na Playlist Octanage (em breve)
Fome de Poder” (trailer):
The Golden Circle”, TED do Simon Sinek

Conecte com o Fred nas Redes Sociais

E031 Fred Silveira | Meeting Educacional de Marketing e Finanças - O Poder da Rede de Relacionamentos

Fred Silveira (Meeting Educacional de Marketing e Finanças): um gaúcho apaixonado por Recife. Formado em Administração de Empresas pela PUCRS, e com MBA em Gestão de Vendas pela Unisinos, tem em seu portfólio a participação e criação de diversos negócios nos ramos automotivo, gastronômico e de consultoria. Atualmente, atua no ramo da Educação, como palestrante, professor, escritor e consultor. Converse e conecte diretamente com Primeiro na Comunidade Octanage.


A Cada Semana um Novo Episódio

de Sabedoria e Inspiração para Empreender

Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage


Assine Grátis ao Podcast

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
Assine Octanage Podcast no AndroidAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

Patrocina Este Episódio

Rocket.Chat Logo no Octanage

Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


 

Deixe um comentário