Perfil de um Intrapreendedor de Sucesso com Rafael Costa | Stara & Projeto Decolando

Rafael Costa Stara Projeto Decolando Rio Grande do Sul Nao-Me-Toque Intrapreendedor Intrapreendedorismo Octanage PodCast

Neste episódio, André Piazza entrevista Rafael Costa: intrapreendedor (empreendedor em corporações) motivado por desafios e paixão por aprender. Ele gosta de criar relacionamentos onde as pessoas se sintam seguras e encorajadas a se desenvolverem. Rafael é gestor de TI na Stara, uma indústria de máquinas agrícolas em Não-me-Toque, RS. Além das suas responsabilidades diárias, Rafael também gosta de aplicar abordagens inovadoras para ajudar as pessoas e a empresa a melhorarem através de intrapreendedorismo. O Projeto Decolando é fruto das suas atividades intrapreendedoras na Stara.

Escute o Episódio ⇲


Assine Grátis ao Podcast:   Octanage no Spotify   Octanage no Deezer       Octanage no Apple Podcasts   

Momentos Marcantes da Entrevista

  • “Perfil do intrapreendedor de sucesso: empatiza com os colegas, fazendo pequenos depósitos diários na conta emocional dos outros.”
  • “Minha receita para gerir equipes de alto desempenho: questionar-me “como as outras pessoas da equipe podem assumir as minhas responsabilidades e dar seguimento?”
  • “Sou motivado por duas coisas: o desafio e poder ver, através do meu trabalho, a transformação em outras pessoas.”
  • “Diariamente me questiono: “como posso ajudar a empresa gerar um valor maior expandindo as minhas fronteiras?” Isso gera insights e oportunidades concretas para impactar.”
  • “Empatia é difícil porque não estamos acostumados. A solução é criar confiança, investir tempo para entender a realidade dos colegas e através da sua experiência pessoal, identificar oportunidades de como melhorar.”
  • “Conecte-se. Busque ferramentas para interagir com empreendedores de outras áreas.”

 

  • Dicas e Aprendizados

    • O início da trajetória de Intrapreendedor: Sou Engenheiro de graduação e mestrado. Comecei a carreira na parte técnica, e aos poucos surgiram demandas para liderar projetos dentro da Stara. Fui pegando o gosto pela liderança. Fui me interessando mais, e isso gerou oportunidades. Alguns anos depois fui convidado para ser gestor da TI – uma área que não conhecia. Saímos da TI tradicional e transformamos numa equipe quatro vezes maior, com mais responsabilidades.
    • Como surgiram as oportunidades para empreender internamente dentro da Stara? Como Engenheiro, era muito focado em produto. Quando iniciei na TI, ampliei o universo de áreas com quem tinha contato direto; mais ainda, tinha a responsabilidade de tornar melhor a vida de diversos setores da empresa. A Stara tem uma cultura de engajamento muito forte: as pessoas do negócio vêm até nós apresentando oportunidades de melhoria. Pude conhecer a empresa funcionando como um todo e vi a oportunidade de estar criando, dentro da Stara, criar um departamento e uma forma nova de trabalhar. Consegui desenvolver pessoas para elas causarem impacto na empresa.
    • Como você transformou idéias em realidade através do intrapreendedorismo? Implementando uma nova cultura.Trouxe para a equipe de TI a cultura de entender a realidade do cliente interno. Hoje temos muito mais demanda porque demonstramos para os setores que é possível melhorar o dia-a-dia delas, com a nossa ajuda de TI. Capacitar a equipe para que eles tenham autonomia e tomem ação de acordo com a cultura. Implementar essa nova cultura é um processo demorado, mas que surtiu muito efeito.
    • Como se pode desenvolver o intrapreendedorismo nas corporações? O segredo é sair das limitações do seu dia-a-dia. É fazer mais do que o “batedor de cartão” olhando para fora: você é cliente e fornecedor de alguém – o seu trabalho impacta alguém. Olhar para o impacto que você está causando no processo, usando a empatia para responder a pergunta: “como posso ajudar a empresa gerar um valor maior expandindo as minhas fronteiras?” Isso vai gerar insights no dia-a-dia e surgir oportunidades para impactar.
    • O que as pessoas não sabem sobre ser um intrapreendedor? Empatia. Colocar-se no lugar das pessoas para entender como você pode mudar. Estar atento ao dia-a-dia das pessoas: não sendo invasivo, mas criando relacionamentos, confiança, sem esperar nada em troca. Como Stephen Covey fala, estou fazendo um depósito na conta emocional da outra pessoa. Isso retorna no futuro em benefícios para os dois.
    • Por que empatizar é tão difícil, e como podemos melhorar? É difícil porque não estamos acostumados. O paradigma é de reagir pensando “o que essa pessoa quer em troca por essa ajuda?” É preciso criar confiança. Na prática, significa investir tempo para entender a realidade dos colegas. Com a sua experiência e a sua bagagem, você pode identificar oportunidades de como melhorar.
    • Como foi a transição de um projeto corporativo para um público externo com o Projeto Decolando? O altMBA foi uma experiência transformadora. Percebi que existe tanto conteúdo e visões para ser divididas com os colegas… mas nem todos falam inglês. Como faço para transmitir isso para os colegas? Daí surgiu a ideia do Projeto Decolando. Criei um mini-workshop de três noites no qual eu passaria conceitos que se aplicam à cultura da Stara no dia seguinte, e iriam durar. Conversei com o gerente de RH, que topou na hora e se inscreveu na primeira turma. Durante 2016 e 2017, atingiu quase cem pessoas na Stara. Tivemos casos de pessoas que se transformaram com o Projeto Decolando, e isso paga todo o tempo que dediquei. Em 2017, resolvi abrir o Decolando para um público externo. Foi muito mais difícil vender para um público que não me conhecia.

 

  • Jogo Rápido

    • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Aprendi com o meu pai: “Não dar o passo maior do que a perna” e “foque em fazer as coisas bem-feitas para o público-alvo”.
    • Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Me perguntando diariamente: “Se eu não estiver presente, como as outras pessoas da equipe podem assumir as minhas responsabilidades e dar seguimento?”
    • O que você como intrapreendedor não pode viver sem? Me conectar com as pessoas: conhecendo novas pessoas, falando com quem já fez, fazendo benchmark. Trabalhar através da rede.
    • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Tive vários mentores. Na empresa, o meu líder Cristiano Buss. A literatura do Seth Godin sempre me traz coisas simples e de impacto diário.
    • Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: O Smartsheet, plataforma de colaboração online; e o Zoom, a ferramenta mais simples para vídeo-conferências.
    • Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê: “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Edição Customizada” do Stephen Covey. É um livro que não traz modismos nem ferramentas temporárias, traz ferramentas e hábitos bem fundamentados.
    • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar como intrapreendedor? Sou motivado por duas coisas: o desafio e poder ver, através do meu trabalho, a transformação em outras pessoas.
    • Dica de ouro para os nossos ouvintes: Conecte-se. Busque ferramentas para interagir com empreendedores de outras áreas.

 

  • Conecte com o Rafael nas Redes Sociais

    Rafael Costa Stara Projeto Decolando Rio Grande do Sul Nao-Me-Toque Intrapreendedor Intrapreendedorismo Octanage PodCastRafael Costa (Stara & Projeto Decolando) é motivado por desafios e paixão por aprender. Ele gosta de criar relacionamentos onde as pessoas se sintam seguras e encorajadas a se desenvolverem. Rafael é gestor de TI na Stara, uma indústria de máquinas agrícolas em Não-me-Toque, RS. Além das suas responsabilidades diárias, Costa também gosta de aplicar abordagens inovadoras para ajudar as pessoas e a empresa a melhorarem através de intrapreendedorismo. O Projeto Decolando é fruto das suas atividades intrapreendedoras na Stara. Converse e conecte diretamente com o Rafael na Comunidade Octanage.

A Cada Semana um Novo Episódio

de Sabedoria e Inspiração para Empreender

Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

Assine a newsletter do Octanage


Assine Grátis ao Podcast

Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
Assine Octanage Podcast no AndroidAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

Patrocina Este Episódio

Rocket.Chat Logo no Octanage

Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


 

♥ feedback. Escreva seu comentário abaixo!