Desenvolvendo Cidades Inteligentes no Brasil com Stella Hiroki | Smart City Talks (E065)

André Piazza entrevista Stella Hiroki que é fundadora do Smart City Talks, uma plataforma de comunicação sobre a narrativa das cidades com o objetivo de incentivar as mulheres para trabalhar com tecnologia e inspirar mais pessoas para tornar as cidades mais inteligentes.

Doutora em Cidades Inteligentes pela PUC-SP e palestrante sobre inovação urbana e a participação de mulheres em projetos de tecnologia.

Nos encontramos aqui em Austin e em 2019 é a única representante brasileira a realizar uma palestra no Festival SXSW.


Ouça Este Episódio

Entrevista

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas abaixo para escutá-lo.


Assine Grátis: Octanage no Spotify Octanage no Deezer Octanage no Apple Podcasts   Vídeos e Lives: Octanage Live no YouTube Encaminhe: 

Uma Carreira Empreendendo e Inovando

Stella, o que lhe inspirou a empreender?

Há falta de profissionais que informassem sobre Cidades Inteligentes de maneira objetiva para a população que se interessa em transformar suas realidades urbanas.

Qual é a sua maior competência / expertise?

Experiência em aliar a pesquisa acadêmica com empreendedorismo e divulgação via vídeos (mídias).

Baseado na sua competência / expertise: o que o público empreendedor não sabe, mas deveria saber?

Não deixar o aprendizado acadêmico apenas dentro da universidade, mas compartilhar com o mercado e com o público interessado.

Todos somos seres “urbanos”, todos podem ter a sua opinião construtiva sobre o viver em cidade. A cidade não é apenas da prefeitura, de arquitetos, de donos de empresas, mas de todos que vivem nela.

Qual o seu momento mais difícil como empreendedora?

Opiniões alheias de que apenas determinadas aéreas podem trabalhar com Cidades Inteligentes e o machismo que torna mais difícil a atuação de profissionais mulheres no trabalho com tecnologia e iniciativa pública.

Como você superou essa dificuldade?

Tornar uma representatividade para outras mulheres que também querem empreender e participarem de maneira ativa em suas cidades. Também trabalhar muito para ter boas referências e exemplos sobre Cidades Inteligentes para comprovar que todos tem acesso e dever para atuarem em suas cidades.

Hoje, pelo que você é mais entusiasmadoa? Qual a sua grande motivação para seguir empreendendo?

Ver que muitas pessoas que tiveram acesso ao meu trabalho já mudaram a realidade de suas cidades e trabalham cada vez mais para terem um espaço urbano mais inclusivo, seguro e acolhedor. Por exemplo: 

Dicas Rápidas

  • Stella, qual o hábito pessoal e diário que mais contribuiu para o seu sucesso? Meditação através do budismo e sessões de fono
  • O que você como empreendedora não pode viver sem? Atividade física
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? No momento, eu não tenho uma pessoa específica para citar. Foi um conjunto de bons exemplos (e também não bons exemplos) que me ajudaram a realizar o meu trabalho.
  • Dica de app, ferramenta ou recurso online para empreendedores. Posso ser disruptiva? Acho que o que mais ajuda o meu trabalho é não ser introspectiva e realizar networking. O time que trabalha hoje comigo para a gravação dos vídeos foi todo montado através de indicações.
  • Dica de Filmes para nosso público empreendedor. Filmes do Clint Eastwood. Ele tem 88 anos não para de gravar filmes sobre temas super atuais e faz projetos de qualidade. E ele sempre deixa nos filmes um recado de não fugir dos seus princípios, do que você acredita, do seu propósito.
  • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Não faça alguma coisa, só porque todo mundo está fazendo. Cuide do seu caminho e não deixe as oportunidades passarem.

Acesse a lista completa de livros mencionados nos episódios na Biblioteca Octanage

Assista esses vídeos e muito mais no Octanage no YouTube


Mentoria Octanage: Transforme sua Ideia em Negócio em 2019. Aplique já, vagas limitadas. André Piazza - OctanageOctanage no Deezer  

Conectando nas Redes Sociais

Stella Hiroki é fundadora do Smart City Talks, uma plataforma de comunicação sobre a narrativa das cidades com o objetivo de incentivar as mulheres para trabalhar com tecnologia e inspirar mais pessoas para tornar as cidades mais inteligentes.

Doutora em Cidades Inteligentes pela PUC-SP e palestrante sobre inovação urbana e a participação de mulheres em projetos de tecnologia.

Nos encontramos aqui em Austin e em 2019 é a única representante brasileira a realizar uma palestra no Festival SXSW.

Stella Hiroki: no LinkedIn, Instagram, Twitter, e na Comunidade Octanage


      • Encaminhe esse Episódio via WhatsApp

        Encaminhe esse conteúdo para seus contatos e grupos no WhatsApp.

        Encaminhe esse episódio do Octanage via WhatsApp


        A Cada Semana um Novo Episódio

        de Sabedoria e Inspiração para Empreender

        Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

        Assine a newsletter do Octanage


        Assine Grátis ao Podcast

        Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

        Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
        Assine Octanage Podcast em Outros Apps de PodcastAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

        Patrocina Este Episódio

        Rocket.Chat Logo no Octanage

        Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.

    • Este Episódio no Instagram

♥ feedback. Escreva seu comentário abaixo!