Transformando Designers Brasileiros em Talentos Internacionais com Jonatas Vieira | Aela (E045)

Transformando Designers Brasileiros em Talentos Internacionais - Jonatas Vieira - Aela - Octanage Podcast - E045

Vinicius Fachinetto entrevista Jonatas Vieira: co-fundador da Aela, uma empresa que tem o objetivo de transforma pessoas em talentos internacionais nas áreas de Design Digital e UX. É detentor do visto de Talento Excepcional no Reino Unido e de Residente Permanente no Canadá. Palestra para brasileiros sobre como o Design de Interações, Interfaces e de Experiência do Usuário lhe abriu portas no mercado internacional.


Ouça Este Episódio

Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas abaixo para escutá-lo.


Assine Grátis: Octanage no Spotify Octanage no Deezer Octanage no Apple Podcasts   Vídeos: Octanage Live no YouTube Encaminhe: 

Mentalidade de um Educador em UX, UI, e Design de Interação

Inspiração

Jonatas, o que lhe inspirou a empreender?
Meu pai é empreendedor, e eu também nunca tive um emprego fixo até que me mudei para o exterior. Comecei trabalhando para amigos, e eventualmente montei minha primeira empresa, então creio que eu não conhecia outra forma de trabalhar, e simplesmente aconteceu naturalmente.

Qual é a sua maior competência / expertise?
Meu maior expertise é na área de User Interface Design. Eu sempre tive um senso estético bem apurado e, desde criança, um interesse por tecnologia e como sistemas e softwares funcionam. Design é “forma e função”. Portanto, associar estes dois pontos me permite criar coisas que funcionam e que são visualmente atraentes ao mesmo tempo.

A Realidade do Mercado de Trabalho do Design

Baseado na sua competência / expertise: o que o público empreendedor não sabe, mas deveria saber?

  • Muitas pessoas que entram na carreira de Interface ou Product Design não entendem que, no meio digital, tudo é software – não compreender isto faz com que a função do design seja executada erroneamente, e mesmo que o projeto seja visualmente aceitável, ele não serve para nada.
  • Relacionado ao ego, que não pode existir quando se trata de interfaces – designer de interface não são artistas, e quem dita o que é bom ou ruim é o usuário. É preciso ser extremamente desapegado de seus gostos para ser um bom profissional.
  • Planejar suas ações, mesmo que você não seja empreendedor. É muito importante ser estratégico, pensar a médio e longo prazo, ter objetivos bem definidos, pois de outra forma você fica muito à mercê da sorte.
  • Por último, é que em momentos de crise é possível encontrar oportunidades. Nem sempre é fácil, mas é possível. No meu caso, a crise financeira do país me impulsionou a trabalhar remotamente para o exterior, e ganhei um bom dinheiro por conta da cotação do dólar / euro / libra, e culminou em minha mudança de país.

Superação para Crescer na Carreira de Designer

Dificuldades

Qual o seu momento mais difícil como empreendedor?
Creio que tenha sido quando minha primeira empresa (que durou cerca de 5 anos) não deu certo, pois não foi um momento apenas, foram sequências de problemas e momentos estressantes. Re-começar é difícil quando se perde a perspectiva, e você acaba se questionando se deveria ir pelo mesmo caminho ou tentar algo diferente. Em diversos momentos pensei até em deixar a profissão e fazer outra coisa.

Isto trouxe uma grande carga de ansiedade e transtornos emocionais, e anos depois a bomba explodiu, quando quase cheguei a desenvolver síndrome do pânico.

Superação

Como você superou essa dificuldade?
O principal foi continuar caminhando, pois assim como os bons momentos vêm e vão em ondas, os ruins também passam, e você começa a enxergar novas possibilidades.

Neste momento, é importante rever sua estratégia e seus planos (principalmente os de médio e longo prazo) e analisar o que é preciso mudar para atingir seus objetivos. E, a partir daí, encher o peito de coragem e arriscar novamente. É praticamente impossível ter qualquer tipo de sucesso sem correr riscos e se jogar da ponte para mergulhar nos seus planos, muitas vezes contra a própria lógica e noções de prudência do momento em que você vive.

Algo secundário que contribuiu para isto foi eu passar a meditar. Independente do tipo de prática ou religião envolvida, meditação te faz parar, observar e respirar. Foi o que me possibilitou superar meus transtornos emocionais sem eu precisar recorrer a medicamentos e me mais centrado durante estas transições.

Transformação

Como você transformou a idéia em um empreendimento real?
É algo que se aprende dentro do Design de Experiência (UX Design): é preciso planejar e validar as idéias rapidamente para ver onde investir esforços. É preciso mirar alto, mas executar no seu nível. Esse é o conceito de MVP (produto minimamente viável): você testa rápido, erra rápido, e tudo com consequências menores.

Com a Aela, meu atual sócio já havia validado a idéia de se fazer cursos online para interessados em design. Fomos expandindo a partir disto, e sempre estamos validando novos conceitos e estratégias em prol de nosso maior foco, que é posicionar novos profissionais no mercado. Temos sido bem-sucedidos com isto.

'Associar UI, UX e tecnologia me permite criar coisas que funcionam e que são visualmente atraentes ao mesmo tempo.' - dica do Jonatas Vieira da @AelaIO falando sobre #Design #UX #UI #Empreendedorismo Twittar

Dicas de um Talento Excepcional em Design

  • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? O bom, o ruim, tudo passa, portanto não se apegue a nada.
  • Qual hábito pessoal e diário que mais contribuiu para o seu sucesso? Cuidar da mente, seja como for! Sugiro praticar meditação (que infelizmente não posso dizer mais que é um hábito diário).
  • O que você como empreendedor não pode viver sem? Primeiramente, sem férias, mesmo que sejam breaks curtos e rápidos. Mas creio que seja viver ou trabalhar sozinho, pois se relacionar com pessoas pode mudar o curso de seus negócios, e por que não da sua vida?
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Não tenho uma pessoa específica, mas partículas de inspiração vindas de muita gente. Meu pai é uma dessas pessoas: sempre batalhou e fez o que foi preciso, hora arriscando, hora errando, hora acertando. No lado profissional, 2 pessoas – Claudio Guglieri e Tobias van Schneider – são grandes designers do meio digital, que acompanho desde antes de se tornarem os grandes nomes internacionais que hoje são.

Ferramentas!

  • Dica de app, ferramenta ou recurso online para empreendedores. Slack, pois creio que seria impossível conduzir a Aela hoje sem uma ferramenta assim (considerando que o time é distribuído entre UK, Brasil e República Tcheca).
  • Dica de Podcast para nosso público empreendedor: Aelacast, pois falamos bastante sobre mercado internacional e empreendedorismo na área de design, e filme indico “Piratas do Vale do Silício“, que mostra como toda essa novela digital começou.
  • Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? Qual a sua grande motivação para seguir empreendendo? Me entusiasma ver que o mundo não tem mais fronteiras. É possível mudar o mundo e a vida das pessoas drasticamente através da tecnologia. Minha grande motivação poder fazer parte dessa transformação.
'É preciso validar as idéias rapidamente: mirar alto, mas executar no seu nível. É o conceito de MVP: você testa rápido com consequências menores.' - dica do Jonatas Vieira do @AelaIO #UX #UI #Design #MVP #Empreendedorismo Twittar

Recursos Mencionados na Entrevista

      • Livros

The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond” por Jesse James Garrett
Não Me Faça Pensar” por Steve Krug
Inspired: How to Create Tech Products Customers Love” por Marty Cagan
      • Vídeos

      Carreira Solo – Palestra com o Product UX/UI Designer Jônatas (Jon) Vieira
      Carreira em UI/UX: Como minha experiência pode ajudar você
      Piratas do Vale do Silício

      Conecte com o Jon nas Redes Sociais

      Transformando Designers Brasileiros em Talentos Internacionais - Jonatas Vieira - Aela - Octanage Podcast

      Jonatas Vieira (Aela): co-fundador da Aela, uma empresa que tem o objetivo de transforma pessoas em talentos internacionais nas áreas de Design Digital e UX. Palestra para brasileiros sobre como o Design de Interações, Interfaces e de Experiência do Usuário lhe abriu portas no mercado internacional. Converse e conecte diretamente com o Jon na Comunidade Octanage.


      Encaminhe esse Episódio via WhatsApp

      Encaminhe esse conteúdo para seus contatos e grupos no WhatsApp.

      Encaminhe esse episódio do Octanage via WhatsApp


      A Cada Semana um Novo Episódio

      de Sabedoria e Inspiração para Empreender

      Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

      Assine a newsletter do Octanage


      Assine Grátis ao Podcast

      Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

      Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
      Assine Octanage Podcast em Outros Apps de PodcastAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

      Patrocina Este Episódio

      Rocket.Chat Logo no Octanage

      Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.


      Este Episódio no Instagram

      [instagram url=https://www.instagram.com/p/BsV3WI-hPL0/ hidecaption=true]

      Mais Posts em Mídias Sociais

 

Deixe um comentário