Lições da Vela para os Negócios com Cássio Lutz do Canto | PrimeSail (E056)

Lições da Vela Olímpica para os Negócios com Cássio Lutz do Canto | Prime Sail - Octanage Podcast (E056)

André Piazza entrevista Cássio Lutz do Canto: sócio-fundador da PrimeSail, técnico da equipe olímpica de Vela e diretor do Ciclo Empreendedor. Equilibrando mais de 15 anos de vivências nos mundos corporativo e esportivo, faz dessa mistura sua carreira e seu negócio.


Ouça Este Episódio

Entrevista

Combustão


Caso o episódio não esteja tocando, utilize uma das plataformas abaixo para escutá-lo.


Assine Grátis: Octanage no Spotify Octanage no Deezer Octanage no Apple Podcasts   Vídeos e Lives: Octanage Live no YouTube Encaminhe: 

A Trajetória do Cássio no Empreendedorismo

Cássio, o que lhe inspirou a empreender?
A vivência como velejador desde os 11 anos, que me trouxe a paixão por navegar e também experiências e ensinamentos essenciais para minha formação. Mas me trouxe principalmente o gosto pela liberdade de construir o próprio caminho, que foi a semente do empreendedorismo na minha vida.

Qual é a sua maior competência / expertise?
O pensamento estratégico.

Baseado na sua competência / expertise: o que o público empreendedor não sabe, mas deveria saber?

  • Nenhum plano sobrevive ao primeiro contato com a realidade – adaptação é a única constante em qualquer navegada
  • Estratégia significa fazer escolhas – usar a razão ao invés da emoção pode ser um grande desafio para o empreendedor

Lições de Negócio do Diretor do Ciclo Empreendedor

Qual o seu momento mais difícil como empreendedor?
Início de 2016, negócio passando pela primeira fase de crescimento significativo, decidimos (pensando com a emoção mais que com a razão) mudar o posicionamento do negócio e ampliar a proposta de valor, fazendo uma pivotagem ”zoom out” – o que antes era a proposta de valor se tornou apenas uma feature do produto. Somado o momento de crise com uma mudança de posicionamento sem embasamento estratégico claro, em 6 meses chegamos a quase quebrar, demitir funcionários, voltar a trabalhar de casa e ter que reposicionar o negócio novamente.

Como você superou essa dificuldade?
Começamos com uma conversa extremamente franca e direta entre os dois sócios. Decidimos passar por aquilo juntos, sem saber o que aconteceria – se sairíamos do buraco ou não. Optamos por cortar todos os custos possíveis, voltar a trabalhar de casa e reposicionar o negócio novamente. Em 5 meses tínhamos superado o faturamento dos 12 meses anteriores, que tinha sido nosso recorde de faturamento até então.

Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? Qual a sua grande motivação para seguir empreendendo?
Levar nossas ideias e nossa maneira de fazer treinamento para o resto do Brasil e também para fora do país. Ver nossas ideias fazendo sentido para mais pessoas, em diferentes culturas e negócios, e formar um time cada vez maior de pessoas que se apaixonem pelo que a PrimeSail acredita internamente – transparência, ousadia e fazer acontecer.

'Estratégia significa fazer escolhas - usar a razão ao invés da emoção pode ser um grande desafio para o empreendedor.' - Cássio Lutz do Canto falando sobre #Empreendedorismo #Advocacia #VelaOlímpica Twittar

Dicas do Técnico da Vela Olímpica Brasileira para os Negócios

  • Cássio, qual hábito pessoal e diário que mais contribuiu para o seu sucesso? Prática de esportes – aprender a se superar e querer mais diariamente
  • O que você como empreendedor não pode viver sem? Time
  • Quem é a pessoa que você utilizou como modelo ou inspiração ao longo da sua trajetória? Conte mais sobre essa pessoa. Meu sócio – alguém que me provoca a ser melhor, por ser melhor que eu em muita coisa e tão competitivo quanto
  • Dica de app, ferramenta ou recurso online para empreendedores. Google – não é a toa que dominam o mundo. Conjunto de ferramentas e integração entre elas é a base do sistema de gestão da PrimeSail. Gosto muito também do prospect.io e do reev – ferramentas de prospecção e engajamento de leads.
  • Dica de um seriado para nosso público empreendedor e por quê. Suits – tangibiliza ousadia e vontade de fazer acontecer, lemas da PrimeSail
  • Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Prestar mais atenção no que eu quero, no que brilha o olho. É muito fácil achar motivos para não fazer as coisas e ir atrás do que se quer, mas precisa somente esse um motivo bem claro para superar todos os outros – querer.
'Preste atenção no que você quer, no que brilha o olho. Querer faz você superar muitas barreiras!' - Cássio Lutz do Canto falando sobre #Empreendedorismo #Advocacia #VelaOlímpica Twittar
Mentoria Octanage: Transforme sua Ideia em Negócio em 2020. Aplique já, vagas limitadas. André Piazza - OctanageOctanage no Deezer  

Recursos Mencionados na Entrevista

      • Livros

        • Vídeos

        Melhor cena de Suit (SAY MY NAME)
        Esta Entrevista no YouTube
        Este episódio do Combustão no YouTube

        Conectando nas Redes Sociais

        Lições da Vela Olímpica para os Negócios com Cássio Lutz do Canto | Prime Sail - Octanage Podcast (E056)

        Cássio Lutz do Canto: sócio-fundador da PrimeSail, técnico da equipe olímpica de Vela e diretor do Ciclo Empreendedor. Equilibrando mais de 15 anos de vivências nos mundos corporativo e esportivo, faz dessa mistura sua carreira e seu negócio.

     


      • Mais EmpreendedorES no Esporte

        Quem está movimentando o Esporte no Brasil?


        Encaminhe esse Episódio via WhatsApp

        Encaminhe esse conteúdo para seus contatos e grupos no WhatsApp.

        Encaminhe esse episódio do Octanage via WhatsApp


        A Cada Semana um Novo Episódio

        de Sabedoria e Inspiração para Empreender

        Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!

        Assine a newsletter do Octanage


        Assine Grátis ao Podcast

        Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.

        Assine Octanage Podcast no SpotifyAssine Octanage Podcast no Deezer
        Assine Octanage Podcast em Outros Apps de PodcastAssine Octanage Podcast no Apple Podcast / iTunes

        Patrocina Este Episódio

        Rocket.Chat Logo no Octanage

        Rocket.chat é uma plataforma de chat open source servindo uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.

        Pitaia Bank - Octanage

        Pitaia Trade é um broker de compra e venda de bitcoins. Uma plataforma confiável, ágil e segura para fazer seu investimento em criptomoedas a qualquer momento e lugar. Baixe o app, faça seu cadastro e invista em bitcoin agora!


    • Este Episódio no Instagram

      [instagram url=https://www.instagram.com/p/ hidecaption=true]

Deixe um comentário