Neste episódio, Vinicius Fachinetto entrevista Pedro Felipe Moura: empreendedor natalense e imigrante radicado na Califórnia. Sua paixão [por ajudar os outros à inclusão financeira o levou a fundar a Flourish, uma startup que ajuda a jovens a poupar de uma maneira divertida, da qual é CEO. Formado em Economia e Relações Internacionais e MBA na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Assine Grátis ao Podcast no Apple Podcasts | Spotify | Android
-
Escute o Episódio ⇲
-
Momentos Marcantes da Entrevista
- “Quando você entende que – independente de família, trabalho, classe social – todos passamos por dificuldades, você muda o paradigma quando você escolhe ir além das suas dificuldades pessoais para criar empatia, querer entender e ajudar às pessoas próximas. Torne isso um hábito, isso transforma você e contagia as pessoas que estão ao seu redor.”
- “O que me inspira a empreender é essa superação de querer ser hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje.”
- “Lute por aquilo que você acredita, e não esqueça de retribuir às suas origens.”
- “Muitos vão dizer não; vá em frente: acredite no seu propósito, no que o seu coração e seu estômago estão dizendo; tudo começa com você mesmo! Acredite no que você está fazendo e as pessoas também o farão.”
-
Dicas e Aprendizados
- Pedro, qual é a sua maior competência? Resiliência e saber colocar lentes positivas na história de vida. Superando as dificuldades da vida de imigrante nos EUA usando essas situações como ferramentas para alimentar sonhos pessoais.
- O que os nossos ouvintes não sabem mas deveriam saber sobre essa competência? Quando você entende que – independente de família, trabalho, classe social – todos passamos por dificuldades, você muda o paradigma quando você escolhe ir além das suas dificuldades pessoais para criar empatia, querer entender e ajudar às pessoas próximas. Torne isso um hábito e isso transforma você e contagia as pessoas que estão ao seu redor.
- Qual o problema que a Flourish resolve? A Flourish é um aplicativo financeiro que ajuda jovens a criar hábitos de poupança usando jogos e recompensas. Nos EUA, quase metade da população norte-americana não chega a ter 400 dólares em poupança para emergências pessoais, forçando esses milhões de pessoas a empréstimos ou a vender propriedade para responder ao aperto. Nosso objetivo é que as pessoas interajam com as suas finanças pessoais de uma forma divertida, recompensando os indivíduos por pequenos passos tomados nas suas finanças, e desenvolvendo hábitos financeiros saudáveis. Queremos dar tranquilidade a um nicho da população latina nos EUA, mal servida pela indústria bancária dos EUA, a fazer um pé de meia e evitar perdas por causa do aperto.
- Qual o seu pior momento como empreendedor? Quando mudei para os EUA aos 15 anos não falava a língua local. Os seis primeiros meses aqui, com dificuldades para navegar essa transição durante a adolescência, foram marcantes na minha história.
- Qual a grande lição desse momento? Como você fez pra superar? Superei aprendendo a me adaptar, a me reinventar num mundo novo. Foi algo empreendedor: correr riscos, tomar decisões, desenvolver novos grupos de amigos e contatos, navegar o ecossistema novo.
- Sobre a epifania da Flourish: como você resolveu assumir o risco de ter o próprio negócio? Minha experiência profissional oportuna me mostrou o impacto positivo que se pode dar às pessoas com produtos financeiros bem desenhados para uma população que não tem acesso à recursos. Pessoalmente estava numa posição privilegiada de poder tomar riscos e investir em mim mesmo. Comecei a contar a história do meu propósito, a conhecer pessoas que se alinhavam a esse propósito, que queriam entender o problema e procurar soluções de produtos financeiros para essa população, e a pensar como expandir para América Latina.
-
Jogo Rápido
- Pedro, o que lhe inspirou a empreender? A história da minha família empreendedora, mesmo que não usássemos essa palavra. Pessoas que me inspiram: os meus avós, vindos do interior para a Capital para dar melhor educação para os 10 filhos no final dos anos 60; e a minha mãe, Dona Eva, saindo de Natal para empreender na Califórnia. Essa superação de querer ser hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje e trabalhar naquilo que você já acredita.
- Qual a dica mais valiosa que você já recebeu? Lute por aquilo que você acredita, e não esqueça de retribuir às suas origens.
- Qual hábito pessoal e diário que mais contribui para o seu sucesso? Café conta? (risos). Trate a todos como seres humanos, como você gostaria de ser tratado, e os seus relacionamentos passam a ser muito mais calorosos.
- O que você como empreendedor não pode viver sem? Café de novo? (risos). O sistema de apoio que está ao seu redor: família, colaboradores, sócios ; e o sistema de apoio que você monta: investidores, pessoas que acreditam em você como empreendedor.
- Dica de uma ferramenta ou recurso online para empreendedores: aplicativo de meditação Head Space.
- Dica de um livro, filme, site ou curso para nosso público empreendedor e por quê. Livro: “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos” do Sri Prem Baba. Tive a oportunidade de ler recentemente já que foi um presente do meu irmão, André. Me deixou bem pensativo e reflexivo sobre a maneira em que decido me envolver com novas atividades. Livro: “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” do Yuval Noah Harari.
- Artista que você tenha escutado recentemente: voltando às minhas raízes nordestinas, encontrei uma playlist de forró das antigas no Spotify.
- Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar sua carreira empreendedora? Onde a minha família chegou nesse momento.
- Último vídeo que você assistiu no YouTube: “Inconsciente” curta que mostra como somos influenciados pelo contexto.
- Hoje, pelo que você é mais entusiasmado? O que te motiva a continuar sua carreira empreendedora? Inspirado na história da minha família, quero ajudar as comunidades de onde vim: a princípio, a população imigrante nos EUA; e no futuro, pensando em voltar ao Brasil e poder contribuir dessa maneira com minha vivência de tecnologia.
- Dica de ouro para os nossos ouvintes: Muitos vão dizer não; vá em frente: acredite no seu propósito, no que o seu coração e seu estômago estão dizendo; tudo começa com você mesmo! Acredite no que você está fazendo e as pessoas também o farão.
Assine Grátis ao Podcast no Apple Podcasts | Spotify | Android
-
Recursos Mencionados
- App: aplicativo de meditação Head Space
- Livro: “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos” do Sri Prem Baba
- Livro: “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” do Yuval Noah Harari
- Vídeo: “Inconsciente” sobre a influência do ambiente nas nossas decisões
- Comunidade Octanage
-
Conecte com o Pedro nas Redes Sociais
Pedro Felipe Moura (Flourish): empreendedor natalense radicado na Califórnia. Sua paixão ajudar os outros à inclusão financeira o levou a fundar a Flourish, uma startup que ajuda a jovens a poupar de uma maneira divertida, da qual é CEO. Formado em Economia e Relações Internacionais e MBA na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
-
-
Patrocinadores
Rocket.chat é uma plataforma de chat open source instalado instalado em mais de 100 mil servidores formando uma comunidade com mais de 10 milhões de usuários em empresas e organizações no Brasil e no exterior.
-
-
A Cada Semana Um Novo Episódio com Dicas para Empreender
Assine grátis ao nosso newsletter. Juramos pela bandeira nacional: de nós você não receberá spam!
-
Assine ao Podcast Grátis
Receba e ouça novos episódios diretamente no seu dispositivo.
Pingback: Como Construir uma Carreira em Inovação com Iglá Generoso | Digital Innovation One (E063) • Octanage
Pingback: Criando Agências de Turismo e Franquias de Sucesso com Gilmar Gianni | UCS (E060) • Octanage
Pingback: Seja um Especialista no seu Segmento com André Zimmermann | NetCos (E061) • Octanage
Pingback: Biomimética: Sabedoria da Natureza para Inovar nos Negócios com Giane Brocco | Amazu (E062) • Octanage
Pingback: Relacionamento Interpessoal e Resiliência. Como fazer ideias inovadoras acontecerem com Erik Fontenele Nybø | Edevo (E010) • Octanage